Quais serão as grandes tendências de marketing digital para 2020? Mais marketing de influência, mais conteúdo, mais vídeo na web, mais envolvimento digital entre marcas e consumidores?
O portal de conteúdos Chief Marketer apresenta-nos sete tendências-chave que todos os marketers deveriam considerar como investimento de tempo e recursos para alcançar o sucesso em 2020.
- A ascensão do Marketing de Influência
Os influenciadores costumavam ser grandes celebridades ou “celebridades da internet”, com milhões ou centenas de milhares de seguidores. Mas agora, as empresas estão a voltar-se para perfis de micro influenciadores com menos engagement, mas com um público-alvo mais segmentado que pode ser alcançado através de uma voz em quem confiam.
O Marketing de Influência evoluiu para se tornar mais personalizado e cada vez mais autêntico, 92% das pessoas confiam mais nas recomendações de outros consumidores do que na publicidade tradicional.
- Colocação de publicidade em Vídeo Streaming
O vídeo constitui-se como uma necessidade de marketing digital em 2019 e continuará a sê-lo em 2020, de acordo com o Video Advertising Spend Report da Associação Interactive Advertising Bureau (IAB). Os profissionais de marketing afirmam que os orçamentos para digital aumentam 25% a cada ano. As alterações nos hábitos de visualização do consumidor explicam esse aumento – os anunciantes estão a apostar nos canais em que os seus clientes e potenciais clientes estão a passar o tempo. O relatório da IAB conclui que:
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- 74% dos consumidores nos EUA com 13 ou mais anos assistem streaming ou vídeo online semanalmente e 41% admitem que o fazem diariamente.
- 78% das pessoas que consomem video streaming estão predispostas a assistir a anúncios em troca de conteúdos gratuitos.
- As pessoas que assistem a vídeos online prestam mais atenção ao conteúdo e aos anúncios quando veem vídeos educacionais.
O relatório da IAB diz-nos ainda que os vídeos em direto no Facebook e no Instagram têm três vezes mais visualizações do que os vídeos que são publicados no mural.
Comportamentos e tendências a que devemos estar atentos no momento de definir estratégias para o digital em 2020.
- Crescimento das tecnologias emergentes
Desde a tecnologia 5G em dispositivos móveis até aos avanços em Inteligência Artificial, comandos de voz e smart TVs, a forma como os consumidores se envolvem com anúncios transformar-se-á verdadeiramente no próximo ano:
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- A tecnologia 5G irá alterar o modo como os consumidores acedem e usam o conteúdo, o que significa que a utilização do mobile aumentará drasticamente entre o público global.
- Os avanços da tecnologia de Inteligência Artificial para a partilha e acesso a conteúdo permitirão uma maior personalização do vídeo no digital.
- A pesquisa através de comandos de voz inteligentes (como é exemplo, a Alexa, a Siri ou o Google Home) continuará a expandir-se, na medida em que cada vez mais famílias continuam a adotar este tipo de tecnologia para os seus lares e os programadores a aprimorar o seu desempenho.
- Os avanços nas smart TVs e nos OTTs (over the top media) permitirão que os utilizadores interajam com os anúncios em TVs ou dispositivos móveis, o que levará a uma maior utilização de product placement no vídeo streaming.
- Conteúdo Interativo Descola
Noventa e um por cento dos consumidores estão a procurar mais conteúdos interativos online. Em 2020, o marketing de conteúdos mudará o seu foco no sentido de oferecer ao público mais do que este espera: posts que permitam comprar, realidade aumentada e realidade virtual, vídeos 360 graus, questionários e pesquisas. Estes são apenas alguns exemplos de conteúdo interativo que passaremos a ver com maior frequência a partir de 2020.
A razão pela qual o conteúdo interativo será uma das principais tendências de marketing de 2020 é porque esse nível de interatividade é novo e original para o setor da distribuição – como é exemplo as vendas através do Instagram. Quando um utilizador toca na foto, o nome e o preço do artigo são exibidos. Ao tocar no preço, é encaminhado para um ecrã com mais informações e opção de visualizar o item no site da marca. Este é um tipo de anúncio que elimina ruídos e oferece aos visitantes um motivo para permanecer e se envolver. E é extremamente partilhável, aumentando ainda mais o alcance de um anúncio.
- “Micro-Momentos” tornam-se mainstream
Os “Micro-momentos” podem ser definidos como os momentos em que recorremos a um dispositivo – geralmente um smartphone – para fazer o que precisamos ou queremos naquele instante. As pessoas geralmente tomam decisões instantâneas sobre o que comer, que restaurante escolher, o que comprar ou para onde ir. Essa tática permite tirar partido da exibição de um anúncio relevante no lugar certo, no momento certo, para o público certo.
Para tirar proveito dos “micro-momentos” em 2020, as marcas vão precisar de estar onde os consumidores estão a procurar informações no momento – tal como o Google, os profissionais de marketing precisam “estar lá, ser úteis e ser rápidos”.
Com o aparecimento dos micro-momentos, os profissionais de marketing devem repensar o processo de compra tradicional que segue sempre o mesmo caminho: atenção, interesse, desejo e decisão. Hoje em dia, o processo de compra está a tornar-se mais afunilado: em que as pessoas pensam, pesquisam ou falam / trocam opiniões sobre algo e depois querem aprender, ver ou comprar, tudo de uma vez. As expetativas são altas e a paciência é baixa.
É fundamental que identifique os momentos potenciais de “necessidade de compra” do cliente e que esteja pronto para fornecer conteúdo de qualidade nos momentos de necessidade nos dispositivos móveis e lhes facilite a compra.
- As “stories” das redes sociais tornam-se um pilar do marketing
Primeiro o Snapchat surge com o conceito do “My Story”, depois o Instagram e o Facebook introduziram as “stories” e o YouTube lança o seu próprio formato de story, o Reels. Como esses tipos de conteúdos desaparecem após um determinado período de tempo, é uma grande oportunidade para os profissionais de marketing fazerem bom uso do FOMO (medo de estar a perder algo).
Além deste, existem vários benefícios da utilização de “stories” nas redes sociais:
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- Maior reconhecimento da marca.
- Interação constante com os seguidores.
- Solução de anúncios económica.
- Aumento do tráfego para o site da marca.
- Oportunidade para alcançar públicos mais jovens.
- Possibilidade de envolver os utilizadores de uma forma simples, seja com pesquisas ou inquéritos.
- Experiências de conteúdo serão o rosto do Marketing de Conteúdo
“Experiências de conteúdo” são a junção de conteúdo e contexto. Ou seja, cada conteúdo transmite uma experiência – boa ou má – por meio de elementos como design, posicionamento, ambiente, entre outros.
Consideremos o exemplo da campanha “Partilhe uma Coca-Cola” de 2011, em que os fãs da Coca-Cola tiveram a possibilidade de personalizar garrafas com o seu nome ou o nome de um amigo no site da Coca-Cola ou procurar uma garrafa com esse nome nas lojas físicas. Uma campanha que se tornou viral quando os consumidores começaram massivamente a partilhar fotos online com as suas bebidas personalizadas. Um sucesso tal que a marca, poucos anos depois lançou uma edição limitada com garrafas personalizada com destinos turísticos internacionais.
Os consumidores adoraram a possibilidade de ter garrafas personalizadas, o que se tornou numa ótima forma da Coca-Cola se envolver com o seu público e levá-los a comprar a bebida.
A “experiência de conteúdo” é sobre como abordar toda a experiência do utilizador ao interagir com o conteúdo. Esta volta a colocar o controlo nas mãos dos profissionais de marketing, enquanto se concentra na experiência com a marca. Uma tendência importante a considerar em 2020 ao pensar de forma holística na sua estratégia de marketing.