Já são dez cursos e mais de 70 formandos que, desde abril, frequentaram os cursos online da Academia APAN. Atenta às necessidades dos seus associados e de todo o mercado a Associação Portuguesa de Anunciantes rapidamente reviu a sua abordagem à formação e transformou-as em novas experiências, igualmente ricas, mas mais adaptadas a uma realidade que exigia distanciamento físico.
Mantendo sempre a qualidade e o rigor que as caracteriza, as formações da Academia APAN passaram para o digital e continuam a proporcionar partilha de conhecimento, mas também de experiências entre os formadores e todos os formandos que optam agora por este formato de ensino. Os números falam por si: o sucesso mantem-se mesmo após o período de confinamento obrigatório.
Pedimos a alguns formandos que partilhassem a sua opinião sobre o “novo normal” da Academia APAN.
Carina Cardoso, Técnica de Marketing, CIN, SA, formanda de Strategic Brand Management revela que foi uma experiência muito diferente do que esperava, «superou as minhas expectativas. Estava com receio pelas dinâmicas de grupo, partilha de experiências e troca de ideias, mas sem dúvida, será para repetir».
Para Margarida Blattmann, Diretora de Marketing e Comunicação da Wamos Portugal, S.A., «os temas são atuais, os formadores experientes e os horários tentam adaptar-se às agendas preenchidas, tem sido uma mais-valia e um apoio constante para manter a equipa atualizada e motivada. A troca de experiências com os formandos de outras empresas e áreas de negócio que frequentam as formações também constitui em si uma experiência de aprendizagem de outras realidades e que pode gerar novas ideias.»
Joana Fernandes, do Marketing Estratégico da CP – Comboios de Portugal já participou em diferentes formações, Gestão de Crise, Estratégia em Redes Sociais e LinkedIN para Empresas, e em todas destaca a adaptação à realidade e contexto atual, com análise de casos de estudo, todas elas com programas bastante abrangentes e completos. Especificamente sobre a formação em Gestão de Crise declara que esta «fornece conhecimentos para desenvolver um plano de crise que envolva todos os stakeholders de uma organização, construindo com cada um uma relação à medida das suas necessidades de informação. A inclusão de análise de caso COVID-19 é uma característica útil e diferenciadora desta formação.»
«A Academia APAN desenvolve formações práticas e de curta duração nas áreas do Marketing e da Comunicação, o que possibilita a qualquer pessoa que esteja a trabalhar de realizá-las», afirma Margarida Neuparth, Talent & Training Junior Specialist, Employer Branding na Nestlé Portugal. «Sendo eu uma especialista na área do Employer Branding, foi chave para a minha função as formações que realizei com a Academia, pois possibilitaram me não só desenvolver algumas skills técnicas como ter uma maior visibilidade das tendências atuais dentro da área onde atuo», acrescenta ainda.
Margarida Vieira Martins, Coordenadora de Desenvolvimento e Relações Internas, da Fundação Infantil Ronald McDonald, vai mais longe na sua análise e partilhou a sua experiência com a formação em Storytelling: «a mesa, a cadeira, o computador, os headsets eram os mesmos desde que o confinamento tinha começado, mas naqueles dois dias o escritório lá de casa encheu-se de luz, de sons e brisas e as palavras teimavam em rodopiar entre a estante de livros.»
Também os formadores consideram que está a ser uma experiência muito positiva e uma agradável surpresa.
Mónica Menezes, responsável pela formação de Storytelling e Escrita Criativa diz que não reagiu bem quando «confrontada com a possibilidade de as formações presenciais passarem para um formato online. Gosto do contacto humano e, tudo o que tinha feito até então, estava pensado para um formato cara a cara. Mas não aceitar um desafio, é sinónimo de parar no tempo, de não sair do mesmo lugar. E eu não sou uma árvore. É verdade que abanei e quase quebrei quando a APAN me disse que as formações passariam a ser online, mas cresci tanto! Mudei todos os programas para que se tornassem mais apelativos nesta nova (para mim) forma de partilhar conhecimentos, estudei muito e pude, sem sair de casa, de pés descalços debaixo da secretária, viajar até outros continentes e outras cidades longe de onde vivo. Se prefiro o presencial? Sim. Ainda nada bate o contacto humano. Mas vejo vantagens no online? Claro. Chego mais rápido e chego mais longe ao mundo inteiro.»
Por outro lado, Nuno Antunes, formador da Estratégia em Redes Sociais antes de dar a sua opinião, preferiu por começar por colocar duas perguntas e articular um pensamento em cima delas: «se não vivêssemos numa Sociedade da Informação, onde a conectividade e o desenvolvimento tecnológico são as suas turbinas, o que aconteceria à oferta formativa num contexto como o atual? Pois é, congelava. Claro que há constrangimentos, dúvidas, obstáculos mas confesso que a minha experiência letiva à distância enquanto docente na Academia APAN e em duas Universidades não me faz recordar coisas más, antes pelo contrário. O que me leva à segunda pergunta: como é que, empurrados para esta situação, forçados a lidar com ela, não tirámos já o que há de bom e não pensámos numa nova oferta formativa, com processos e formas de aprendizagem verdadeiramente inovadoras e mais convenientes para todos? Ajustada à nova era, portanto. A oportunidade despertou. Por isso, Covid, um bem-haja pelo impulso».
Saiba quais as próximas formações online em https://academia.apan.pt/cursos/.