Normal210 € +IVA
APAN Associados160 € +IVA

A comunicação eficaz é essencial para garantir a visibilidade de uma empresa, marca ou iniciativa. Saber redigir um comunicado de imprensa profissional pode fazer a diferença na forma como a informação chega aos jornalistas e ao público.
Este curso prático ensina como criar comunicados de imprensa impactantes, combinando estratégias de redação profissional com o poder da inteligência artificial, através do ChatGPT.
Os participantes aprenderão a estruturar comunicados, definir o tom certo para diferentes públicos e otimizar a sua mensagem para aumentar as hipóteses de publicação na imprensa.
- Este curso combina a exposição teórica e prática, com exercícios interativos onde os participantes irão:
– Avaliar o que é notícia para escrever um comunicado de imprensa.
– Escrever e melhorar os seus próprios comunicados com o apoio do ChatGPT.
– Partilhar e aperfeiçoar os seus textos.
Destinatários: Gestores de Marketing e Comunicação, Brand Managers, Gestores de Produto e Gestores Comerciais.
Data: 15 de maio
Horário: Das 9h/13h e das 14h/18h
Duração: 8 Horas
Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.
- O que é um comunicado de imprensa?
- Objetivos e importância na comunicação corporativa.
- Quando e por que motivo emitir um comunicado de imprensa?
- Tipos de comunicado (de institucional a produto).
- Partes fundamentais de um comunicado de imprensa:
– Título;
– Subtítulo;
– Lead;
– Corpo do texto;
– Citação;
– Informações de contacto. - Linguagem jornalística:
– Clareza;
– Objetividade e impacto. - Trabalho prático
- O ChatGPT como assistente de escrita.
- Como criar prompts eficazes para gerar comunicados de imprensa.
- Ajuste e refinamento das respostas geradas.
- Personalização do tom de voz e do estilo de escrita.
- Utilização do ChatGPT para brainstorming e criatividade.
- Trabalho prático.
- Edição e refinamento do texto gerado pelo ChatGPT.
- Boas práticas para evitar um tom artificial ou genérico.
- Adaptação do texto para diferentes públicos e meios de comunicação.
- Integração de palavras-chave para otimização SEO.
- Trabalho prático.