FormadorNuno Melo
TipoCurso Presencial
Data17 Set, 2024 - 18 Set, 2024
Duração12h
Lugares12/15
Preço
Normal290 € +IVA
APAN Associados220 € +IVA
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Como Preparar um Brief?

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Programa

Conjunto de instruções sobre como fazer um trabalho, um brief é, por definição e como o seu nome indica, uma síntese. Assim, preparar um bom brief implica pensar muito, escrever pouco e, novamente, debater muito.

No marketing e comunicação, há genericamente 2 tipos de brief: o do cliente e o da agência. Ambos, são pontos de partida. Se no primeiro é crucial descobrir e consensualizar um problema ou uma oportunidade, no segundo – também designado por brief criativo – é fundamental dar uma direção e inspirar.

Não há outra forma de o “dizer”: é nos briefs que se começa a criar valor ou a desperdiçar tempo e recursos.

Neste curso procura-se ajudar anunciantes a tirar o melhor partido das suas agências e agências a tirar o melhor partido do seu talento criativo. Desde o primeiro momento.

Destinatários: Gestores de produto e comunicação, Executivos de contas e planeadores estratégicos de agências de comunicação.

Data: 17 e 18 de setembro
Hora: Dia 17, das 9h/13h e das 14h/18h, Dia 18, das 9h/13h
Duração: 12 Horas

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

Ideias: o objetivo do brief (45m)Pré-visualizar
  • O que são?;como se obtêm?; as suas propriedades; diferença entre conceito e execução.
  • O papel do brief no processo criativo.
Conceitos-base: speed dating (45m)Pré-visualizar
  • Para saber do que falamos quando falamos de marca e produto,
  • posicionamento, brand idea e propósito e,
  • por fim, de planeamento estratégico de comunicação.
A caixa de ferramentas (4h)Pré-visualizar
  • Modelos e ferramentas:
  1. Planning Cycle;
  2. Diamonds are forever;
  3. Perguntas para um Brief;
  4. Brand Key;
  5. SWOT; 6. Ciclo de Vida de Produto;
  6. Matriz BCG;
  7. Sales-increasing Tautology;
  8. Sale of Advertising Response;
  9. Consumer Buying System;
  10. Motivadores e Discriminadores;
  11. Sheep and Goats;
  12. Planning Square;
  13. The Big Ideal;
  14. Golden Circle;
  15. WSP; 17.
  16. Disruption;
  17. Arquétipos.
  • Exercícios.
Antes do brief: a radiografia do mercado e o brief do cliente (1h)Pré-visualizar
  • Como ajudar os anunciantes a tirar o melhor partido da(s) sua(s) agência(s)?:
  • radiografia do mercado;
  • problema ou oportunidade?;
  • template de brief do cliente.
O brief: direção e inspiração (4h30)Pré-visualizar
  • Funções;
  • Dos and donts;
  • Insights: o que são e como obtê-los?; templates de briefs de agência;
  • exercícios práticos.
Depois do brief: a avaliação criativa (1h)Pré-visualizar
  • Critérios; pensamento lateral e cartas criativas.