Normal290 € +IVA
APAN Associados220 € +IVA

Conjunto de instruções sobre como fazer um trabalho, um brief é, por definição e como o seu nome indica, uma síntese. Assim, preparar um bom brief implica pensar muito, escrever pouco e, novamente, debater muito.
No marketing e comunicação, há genericamente 2 tipos de brief: o do cliente e o da agência. Ambos, são pontos de partida. Se no primeiro é crucial descobrir e consensualizar um problema ou uma oportunidade, no segundo – também designado por brief criativo – é fundamental dar uma direção e inspirar.
Não há outra forma de o “dizer”: é nos briefs que se começa a criar valor ou a desperdiçar tempo e recursos.
Neste curso procura-se ajudar anunciantes a tirar o melhor partido das suas agências e agências a tirar o melhor partido do seu talento criativo. Desde o primeiro momento.
Destinatários: Gestores de produto e comunicação, Executivos de contas e planeadores estratégicos de agências de comunicação.
Data: 29 e 30 de abril
Hora: Dia 29, das 9h/13h e das 14h/18h, Dia 30, das 9h/13h
Duração: 12 Horas
Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.
- O que são?;como se obtêm?; as suas propriedades; diferença entre conceito e execução.
- O papel do brief no processo criativo.
- Para saber do que falamos quando falamos de marca e produto,
- posicionamento, brand idea e propósito e,
- por fim, de planeamento estratégico de comunicação.
- Modelos e ferramentas:
- Planning Cycle;
- Diamonds are forever;
- Perguntas para um Brief;
- Brand Key;
- SWOT; 6. Ciclo de Vida de Produto;
- Matriz BCG;
- Sales-increasing Tautology;
- Sale of Advertising Response;
- Consumer Buying System;
- Motivadores e Discriminadores;
- Sheep and Goats;
- Planning Square;
- The Big Ideal;
- Golden Circle;
- WSP; 17.
- Disruption;
- Arquétipos.
- Exercícios.
- Como ajudar os anunciantes a tirar o melhor partido da(s) sua(s) agência(s)?:
- radiografia do mercado;
- problema ou oportunidade?;
- template de brief do cliente.
- Funções;
- Dos and don‘ts;
- Insights: o que são e como obtê-los?; templates de briefs de agência;
- exercícios práticos.
- Critérios; pensamento lateral e cartas criativas.