Normal250 € +IVA
APAN Associados190 € +IVA
Num mundo onde a reputação de uma marca pode ser comprometida em minutos, estar preparado para crises não é apenas uma vantagem. É uma necessidade. Esta formação prática irá equipá-lo com ferramentas indispensáveis para antecipar, gerir e transformar crises em oportunidades de crescimento.
Descubra como criar um plano de crise robusto, comunicar eficazmente em cenários críticos e alinhar a recuperação com uma estratégia de marketing. Aprenda a enfrentar desafios online, como comentários negativos e fake news, e a lidar com situações offline, desde problemas com parceiros até crises em eventos.
Combinando teoria, exemplos reais e exercícios práticos, este curso dará respostas concretas para enfrentar crises com confiança e reforçar os valores da sua marca. Seja no digital ou no presencial, esteja sempre um passo à frente.
Prepare-se para proteger o presente e construir o futuro da sua marca.
Destinatários: Gestores de Marketing e Comunicação, Brand Managers, Gestores de Produto e Gestores Comerciais.
Data: 10, 11 e 12 de março
Horário: Dia 10 das 14h/18h, Dia 11 das 14h/18h, Dia 12 das 14h/18h
Duração: 12 Horas
Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.
- Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho a utilizar na formação.
- O que é uma crise e como afeta as marcas?
- Crises reputacionais, operacionais e sociais.
- O impacto emocional e financeiro.
- Análise de casos reais: Boas e más práticas.
- Ferramentas de diagnóstico:
– Identificação de vulnerabilidades.
– Matriz de probabilidade e impacto. - Exercício prático: Criar um mapa de riscos para a sua marca.
- Componentes essenciais do plano de crise:
– Estruturação de uma equipa de crise (papéis e responsabilidades).
– Protocolos de comunicação interna e externa.
– A importância da monitorização e resposta rápida. - Gestão proativa vs. reativa: Antecipar e mitigar.
- Exercício prático: Desenvolvimento de um plano de gestão de crise adaptado à sua organização.
- Princípios da comunicação em crise:
– Transparência, empatia e clareza.
– Como evitar erros comuns. - Crises digitais:
– Monitorizar e responder em redes sociais.
– Gestão de comentários negativos e fake news. - Crises offline:
– Comunicação em eventos, lojas físicas ou com parceiros locais. - Exercício prático: Simulação de uma crise digital e offline – elaboração de mensagens chave.
- Transformar a crise numa oportunidade:
– Como reposicionar a marca após uma crise.
– Ferramentas para reforçar a confiança e notoriedade. - Integração da gestão de crise no plano de marketing:
– Alinhamento com campanhas futuras e storytelling e doingtelling da recuperação. - Avaliação de performance pós-crise:
– Métricas e análise de resultados. - Exercício prático: Criação de um plano de marketing pós-crise para recuperação de uma marca.
- Conclusão e Avaliação.