FormadorMarta Araujo
TipoCurso Online
Data17 Mar, 2025 - 18 Mar, 2025
Duração8h
Preço
Normal180 € +IVA
APAN Associados140 € +IVA
Reservar Já

Estratégias de PR, na Prática

Nome

Apelido

Email

Telefone

Participantes

Empresa

Morada

Nota Adicional

aviso
a carregar

Programa

O funcionamento das redações tem sofrido grandes alterações, desde equipas cada vez mais reduzidas, mas com necessidade de produzir cada vez mais notícias e mais rápido, jornalistas em formato multitasking e com grandes diferenças geracionais, bem como a chegada da IA ao mundo da produção das notícias. Que desafios isto traz, na prática, às equipas de Press & Public Relations das empresas e das marcas em Portugal?
Nesta formação, vamos conhecer, de modo prático, de viva voz e também acedendo a dados de estudos oficiais feitos nas redações, o que valorizam os jornalistas e os editores portugueses junto dos departamentos de comunicação e quais as ferramentas e as metodologias realmente eficazes para lhes fazer chegar informações.
E porque a IA está na ordem do dia, neste curso vamos ainda conhecer de que forma ela está a ser utilizada no setor da comunicação social e em que medida isso está a transformar, para o bem e para o mal, o papel e o ritmo da gestão das relações públicas e com os jornalistas.

Destinatários: Gestores de Marketing e Comunicação, Brand Managers, Gestores de Produto e Gestores Comerciais.

Data: 17 e 18 de março
Horário: Dia 17, das 14h/18h, Dia 18, das 14h/18h
Duração: 8 Horas

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

Programa
Apresentação; Nos bastidores das redações e principais desafios sentidos pelos jornalistas e editores (1h)Pré-visualizar
  • Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho a utilizar na formação.
  • Como funcionam as redações?
  • De que modo pensam os jornalistas?
  • De onde vêm as notícias?
  • Como se decidem os temas?
  • Quais os maiores desafios que os jornalistas enfrentam e que prioridades apontam?
O que esperam os jornalistas das equipas de Press & Public Relations (3h)Pré-visualizar
  • A maioria dos jornalistas confia ou não nos profissionais de PR?
  • Como podem as equipas de PR tornar mais fáceis os seus trabalhos?
  • Que tipo de conteúdos ou informação pretendem receber por parte destes profissionais?
  • Como os jornalistas usam as redes sociais e o seu impacto na produção de notícias?
Metodologias e ferramentas de ação de PR (3h)Pré-visualizar
  • Principais características da informação realmente eficaz para os jornalistas;
  • Que ferramentas utilizar, em que situações e qual o impacto esperado;
  • O mito dos eventos com jornalistas: sim ou não?
  • Agência LUSA e outras agências noticiosas: a sua importância vs. os seus riscos, como funciona e como ativar.
A chega da IA ao funcionamento das redações/Conclusão (1h)Pré-visualizar
  • A IA já chegou às redações?
  • Que tarefas fazem os jornalistas com recurso a IA?
  • Que desafios traz a IA no ritmo e na veracidade das notícias e em que medida isso implica que a equipa de PR se adapte e adote novas práticas?
  • Análise de case: Quando a IA mente nas notícias.