Normal180 € +IVA
APAN Associados140 € +IVA
O funcionamento das redações tem sofrido grandes alterações, desde equipas cada vez mais reduzidas, mas com necessidade de produzir cada vez mais notícias e mais rápido, jornalistas em formato multitasking e com grandes diferenças geracionais, bem como a chegada da IA ao mundo da produção das notícias. Que desafios isto traz, na prática, às equipas de Press & Public Relations das empresas e das marcas em Portugal?
Nesta formação, vamos conhecer, de modo prático, de viva voz e também acedendo a dados de estudos oficiais feitos nas redações, o que valorizam os jornalistas e os editores portugueses junto dos departamentos de comunicação e quais as ferramentas e as metodologias realmente eficazes para lhes fazer chegar informações.
E porque a IA está na ordem do dia, neste curso vamos ainda conhecer de que forma ela está a ser utilizada no setor da comunicação social e em que medida isso está a transformar, para o bem e para o mal, o papel e o ritmo da gestão das relações públicas e com os jornalistas.
Destinatários: Gestores de Marketing e Comunicação, Brand Managers, Gestores de Produto e Gestores Comerciais.
Data: 17 e 18 de março
Horário: Dia 17, das 14h/18h, Dia 18, das 14h/18h
Duração: 8 Horas
Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.
- Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho a utilizar na formação.
- Como funcionam as redações?
- De que modo pensam os jornalistas?
- De onde vêm as notícias?
- Como se decidem os temas?
- Quais os maiores desafios que os jornalistas enfrentam e que prioridades apontam?
- A maioria dos jornalistas confia ou não nos profissionais de PR?
- Como podem as equipas de PR tornar mais fáceis os seus trabalhos?
- Que tipo de conteúdos ou informação pretendem receber por parte destes profissionais?
- Como os jornalistas usam as redes sociais e o seu impacto na produção de notícias?
- Principais características da informação realmente eficaz para os jornalistas;
- Que ferramentas utilizar, em que situações e qual o impacto esperado;
- O mito dos eventos com jornalistas: sim ou não?
- Agência LUSA e outras agências noticiosas: a sua importância vs. os seus riscos, como funciona e como ativar.
- A IA já chegou às redações?
- Que tarefas fazem os jornalistas com recurso a IA?
- Que desafios traz a IA no ritmo e na veracidade das notícias e em que medida isso implica que a equipa de PR se adapte e adote novas práticas?
- Análise de case: Quando a IA mente nas notícias.