De acordo com os dados do Observatório da Publicidade Digital para Portugal, em dezembro o número de campanhas digitais ativas diminuiu para 27.916.
O setor do Entretenimento subiu sete lugares para líder e fechou o ano com 10,9% de Share of Voice, seguido do setor da Distribuição, com 10,5% e do setor Financeiro com 7,5%. Os setores com pior desempenho, em termos de Share of Voice, foram o da Eletrónica de Consumo, com 3,0%, de Higiene e Beleza, com 2,9% e Automóvel, com 2,8%.
O MREC mantém a liderança enquanto formato preferido, este mês com 11,9% do Share of Voice. Também o Banner se manteve o segundo formato mais utilizado, com 9,7%, e o Billboard o terceiro, com 7,1%
Este mês, 48% das campanhas foram parcialmente programáticas, 40% foi não programática e 12% foi totalmente programática.
Este mês, as campanhas presentes em todos os dispositivos foram as mais escolhidas, correspondendo a 61% de todas as campanhas. As que foram completamente adaptadas para desktop correspondem a 24% e as adaptadas totalmente para mobile correspondem apenas a 15%.
O Observatório da Publicidade Digital para Portugal é uma iniciativa da APAN, em colaboração com a Adjinn, e permite avaliar tendências de investimento neste meio em Portugal, quer em termos globais, quer em termos setoriais. Está disponível para consulta no site da APAN.
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