Segundo os dados relativos ao mês de maio, estiveram ativas 25.289 campanhas digitais, o que consiste num aumento de cerca de 7% face a abril (23.564).
O setor de Entretenimento voltou a reclamar o primeiro lugar do share-of-voice, com 8,8%, sendo que o setor dos Media, o vencedor do mês passado, voltou a descer, estando desta vez em quinto lugar. Os segundo e terceiro lugares permanecem com os mesmos setores. Na segunda posição encontra-se o setor Financeiro com 7,6%, à semelhança do contexto de abril, e no terceiro está o setor da Distribuição com 7,2%.
No que diz respeito ao formato das publicidades, o MREC mantem-se o mais utilizado, com 11,9%, seguindo-se o Billboard, com 9,6%, e o MegaBanner, com 8,1%.
Uma grande parte das campanhas estão presentes em todos os dispositivos (60%) e, apesar de apresentarem percentagens semelhantes, os publicitários recorrem mais frequentemente às campanhas não programáticas, com 48%, em detrimento das parcialmente programáticas, com 42%, e totalmente programáticas, com 10%.
O Observatório da Publicidade Digital para Portugal é uma iniciativa da APAN, em colaboração com a Adjinn, e permite avaliar tendências de investimento neste meio em Portugal, quer em termos globais, quer em termos setoriais. Está disponível para consulta no site da APAN. Veja aqui.