Neste Hall of Fame, Entrevista com, de Junho de 2024, fomos conhecer melhor a Cláudia Soares-Mendes, Diretora de Comunicação e Marketing da Cepsa.
AoV: Quem é a Claudia Soares Mendes?
CSM: Uma apaixonada pela vida e por a viver a full. Tenho uma energia infindável e uma positividade tão vincada que me permitem uma dedicação apaixonada às minhas atividades favoritas (onde o trabalho, ocupa uma percentagem muitíssimo relevante, mas igualmente gratificante), e uma obsessão por converter o que parece impossível em possível.
Sou, igualmente, uma apaixonada por aqueles que fazem parte integrante da minha essência, em concreto os meus queridos filhos (Kiko e Gui) e o meu ecossistema familiar e social; sem eles murchava.
AoV: Qual a missão/visão da Cepsa e como é que se reflete no seu dia a dia?
CSM: O mundo está a mudar, cada país, cada empresa e cada um de nós está a repensar o uso que faz da energia e a Cepsa quer ter um papel-chave nesta transição energética; este é o princípio da nossa Estratégia Positive Motion e aquele que reflete e move o meu dia-a-dia.
Tenho como propósito central facilitar que os nossos clientes e sociedade possam avançar na direção correta e contribuir para sermos líderes em energia e mobilidade sustentável, criando valor e um futuro melhor para todos.
AoV: Qual o maior desafio para 2024?
CSM: Contribuir com estratégias e ações de Marketing Customer Centric que permitam acelerar a criação de valor em todos os nossos negócios e, em concreto, naqueles que impactam diretamente o day to life dos nossos clientes e a sua mobilidade sustentável.
Um dos maiores desafios centra-se em Mobility & New Commerce, uma das áreas que mais diretamente impacta na atividade de Marketing, com o desenvolvimento de um amplo ecossistema de mobilidade elétrica, oferecendo e facilitando, na Península Ibérica, a maior rede de pontos de recarga ultrarrápida em estrada nos nossos postos, bem como a conversão da nossa rede em espaços digitalizados que oferecem uma ampla variedade de serviços de ultraconveniência e de restauração.
AoV: Quais as conquistas/projetos da sua marca que mais se orgulhas?
CSM: Com um percurso profissional já longo, as boas memórias e momentos de orgulho, graças a Deus, são muitos. No entanto, destaco o mais recente e, talvez, aquele que maior esforço me exigiu; o lançamento em 2023 do coração dos nossos programas de Loyalty: o Cepsa Gow.
Um programa que assenta em 3 atributos base para o cliente: oferta, simplicidade e digitalização (o programa está centrado na App Cepsa Gow) e permite aos clientes ganhar saldo tanto na Cepsa como nas compras do dia-a-dia para trocar por combustível, recargas elétricas, lavagens ou compras nas lojas da Cepsa.
AoV: Qual a sua maior fonte de inspiração? Onde vais buscar a sua energia?
CSM: O Sol, Mar e muita Fé são a minha maior fonte de energia e que, em doses certas, me facilitam a inspiração.
De suma importância é também a minha base de formação Jesuíta que me inspira diariamente a entregar-me por inteiro em tudo o que faço.
AoV: Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na sua vida profissional?
CSM: O exemplo de quem me educou, especialmente da minha mãe a quem, desde jovem acompanhei na sua atividade profissional, e que no silêncio ia analisando e absorvendo tudo o que via e ouvia. Moldou-me e impactou a minha forma de atuar até à atualidade.
Outra fase da minha vida profissional, igualmente marcante e regeneradora, foi no período em que tive de trabalhar e gerir equipas internacionais; foi de uma riqueza imensa a interculturalidade e a diversidade existente, o que alterou a minha perspetiva e me enriqueceu imenso como ser humano e como profissional.
Fascinam-me os diferentes comportamentos e as diferentes origens socioculturais a trabalharem em harmonia em prol de um objetivo comum.
AoV: Qual o seu passatempo/atividade preferida e porquê?
CSM: Adoro estar com os meus amigos, viajar e vaguear por novos sítios e culturas e de um desafiante jogo de Padel.
AoV: Que livro, filme ou museu acha que todos deveriam ter lido ou visto?
CSM: Sou uma apaixonada por Pessoa e, a Mensagem é o meu livro. Quanto a museus “papo” tudo o que seja arte contemporânea.
AoV: Que sabedoria de vida ou conselho de ouro gostaria de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?
CSM: Arrisquem novas experiências, novas formas de fazer, diferentes abordagens. E, por favor, saiam das zonas de conforto.
Não progredimos a fazer mais do mesmo: “si lo cres y trabajas, lo consigues”.
#CEPSA #Marketing #Comunicacao #Energia #APAN #Marca #MarketingCustomerCentric #PositiveMotion #Loyalty #CepsaGow