Neste Hall of Fame, Entrevista com, de Abril de 2024, fomos conhecer melhor a Elsa Santos, Business Development Manager, da Nestlé.

Mario Lopes Pereira. Linda-a-Velha, 6 de Outubro de 2022. Retrato Dra. Elsa Santos, diretora do negócio de cereais de pequeno-almoço. Trabalho com Marina Rosario, acompanhado pela Elsa Oliveira Santos
AoV: Quem é a Elsa Santos?
Elsa Santos: Tenho 48 anos, sou casada e com duas filhas, a Sara e a Rita de 11 e 17 anos. Sou licenciada em Gestão pelo ISCTE com uma Pós-Graduação em Marketing Internacional. A minha carreira profissional tem sido desenvolvida ao longo destes últimos 25 anos na Nestlé, sempre nas áreas do Marketing e Trade Marketing, entre Portugal e Espanha. Atualmente, sou responsável pela Categoria de Cereais de Pequeno-Almoço em Portugal.
AoV: Qual a missão/visão da Nestlé e como é que se reflete no seu dia a dia?
ES: O propósito da Nestlé é Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um Futuro mais saudável. No dia a dia, todas as minhas ações visam contribuir positivamente para este propósito, sejam na melhoria na melhoria dos nossos produtos, no apoio às comunidades ou na redução de emissões de CO2.
AoV: Qual o maior desafio para 2024?
ES: Neste momento, no contexto de FMCG, assistimos a um grande crescimento das marcas próprias, impulsionado pela inflação dos últimos 2 anos.
Assim, o grande desafio atual da Nestlé traduz-se no reforço das nossas marcas em termos de inovação, comunicação e competitividade para continuar a assegurar a preferência das famílias portuguesas.
AoV: Quais as conquistas/projetos das suas marcas de que mais se orgulha?
Elsa Santos: Ao longo da minha carreira trabalhei em dois negócios: Iogurtes e Cereais de Pequeno Almoço, e em ambos tive oportunidade de trabalhar com marcas icónicas em Portugal como Longa Vida ou Chocapic.
Orgulho-me de ter lançado a marca YOCO que se tornou líder em iogurtes infantis ou de ter conseguido que a nossa Marca de Cereais Fitness conseguisse a Liderança em Cereais de Adulto, com, entre outros projetos, uma campanha de apoio e sensibilização para o Cancro da Mama que já fazemos há mais de 12 anos.
AoV: Qual a sua maior fonte de inspiração? Onde vai buscar a sua energia?
ES: No meu papel de Marketing Manager o que mais me inspira são as marcas de FMCG em Portugal. Sou particularmente atenta às várias campanhas e inovações, e sempre que estou nos supermercados gosto de procurar bons exemplos que nos possam inspirar na Nestlé.
Em termos de Liderança gosto de acompanhar várias publicações, assim como inspirar-me no trabalho dos meus colegas na Nestlé.
Mas a minha energia vem da minha família que, no final, é o propósito da minha vida!
AoV: Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na sua vida profissional?
ES: Diria que foi a entrada na Nestlé há 25 anos. Tive uma breve experiência profissional antes, mas depois de chegar à Nestlé encontrei uma empresa com uma cultura, propósito e produtos com os quais me identifico e na qual cresci pessoal e profissionalmente.
AoV: Qual o seu passatempo/atividade preferida e porquê?
ES: Adoro Viajar e Cozinhar para família e amigos…cozinhar e comer!
AoV: Que livro, filme ou museu acha que todos deveriam ter lido ou visto?
ES: Diria o Equador, do Miguel Sousa Tavares como livro, e A lista de Schindler, como filme.
AoV: Que sabedoria de vida ou conselho de ouro gostaria de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?
ES: Diria que a minha experiência me demonstrou que é importante manter-nos sempre abertos à aprendizagem e à mudança.
#Nestle #Marketing #TradeMarketing #FMCG #BusinessDevelopmentManager #APAN