Entrevista com Filipa Appleton, Head of Brand & Marketing, Continente

Entrevista com Filipa Appleton, Head of Brand & Marketing, Continente
23/05/2024 ruimartins

Neste Hall of Fame, Entrevista com, de Maio de 2024, fomos conhecer melhor a Filipa Appleton, Head of Brand & Marketing, do Continente.

Filipa Appleton, Head of Brand & Marketing, do Continente

 

AoV: Quem é a Filipa Appleton? 

Filipa Appleton: Mulher, mãe, defensora de bons hábitos de vida, de uma alimentação saudável, da prática de exercício físico.

Adoro o faço e sou atualmente Head of Brand & Marketing do Continente. Com uma carreira de mais de 15 anos na área de marketing, tenho o privilégio de trabalhar numa das maiores e mais reconhecidas marcas de retalho em Portugal.

Sou apaixonada por construir e fortalecer a ligação entre marcas e consumidores, sempre com foco na inovação. Uma das mais valias da experiência profissional que acumulei, é ter percebido que há que ter a generosidade de fornecer todas as informações que os clientes precisam para poderem fazer uma escolha informada. Não devemos ter a arrogância de ser paternalistas com os clientes e dizer-lhes o que é que devem ter. Os clientes, munidos de informação passada de forma transparente, sem truques ou rodeios, são muito bem capazes de saber o que é melhor para eles.

AoV: Qual a missão/visão da MC e como é que se reflete no seu dia a dia?

Filipa Appleton: A visão da MC assenta nos pilares que orientam o seu percurso de crescimento e de liderança nos mercados em que opera, tendo sempre subjacente a criação de valor para todos os seus stakeholders, com compromissos primordiais para com as pessoas e a sustentabilidade.

O Continente é uma marca que está presente em todas as fases da vida das pessoas – desde que nascemos até sermos velhinhos.

No Continente, o meu papel reflete-se em agarrar os pontos já levantados e identificados. Cabe-me a parte mais fácil, mostrar o que aí vem. Tem sido um trabalho de equipa, uma equipa alargada de Brand & Marketing, mas também da área comercial, alimentar e não-alimentar, gente da qualidade, da relação com o cliente, do cartão, do online, das operações.

É um privilégio trabalhar com uma equipa tão alargada que inclui colaboradores em contacto direto com o cliente, que ouvem todos os dias as suas opiniões. Posso dizer que poder dar voz à minha equipa é quase a tarefa mais fácil nesta nova abordagem estratégica.

AoV: Qual o maior desafio no Continente para 2024?

Filipa Appleton: No Continente, estamos felizes com o nosso desempenho. No entanto, a liderança acarreta uma certa inquietude. Gostamos de ganhar prémios e de ser reconhecidos pelo nosso trabalho, mas o que nos move é o cliente, a satisfação do cliente e o negócio.

Em 2025, faremos 40 anos, temos um imenso orgulho no caminho que fizemos até aqui, e o grande desafio é manter as nossas conquistas e fazer do Continente uma verdadeira love brand e uma marca com um valor cultural tal que permita que, nos próximos 40 anos, continue a ser acarinhada e a fazer parte da vida de todos.

O grande desafio passa assim por perceber como é que nos podemos reinventar num mundo em constante mudança. As novidades da nova plataforma de comunicação do Continente ajudam a responder a este desafio.

 

AoV: Quais as conquistas/projetos das suas marcas de que mais se orgulha?

Filipa Appleton: Orgulho-me neste momento do lançamento da nova plataforma de comunicação do Continente que é, no fundo, um novo Continente, apesar de o Continente que já existe ser realmente muito bom. Queremos o Continente ainda melhor para os nossos clientes e a nossa grande responsabilidade é entregar-lhes o Continente que desejam e precisam, o que é um grande desafio.

O Continente lança um novo produto por dia, todos os dias do ano, e inova também com o lançamento de produtos nutricionalmente mais equilibrados. O cliente tem a possibilidade de aceder aos nossos produtos e serviços da forma e no momento que mais lhe convém: nas lojas e online.

Para o Continente é fundamental considerarmos sempre que, independentemente do canal utilizado, o Cliente é único. O Continente foi a primeira marca de retalho do mundo a desenvolver folhetos semanais personalizados, com uma seleção de promoções que vai ao encontro das necessidades individuais de cada cliente.

Atualmente temos mais de 4,3 Milhões de clientes ativos com Cartão Continente, dos quais 59% tem App Cartão Continente.

 

AoV: Qual a sua maior fonte de inspiração? Onde vai buscar a sua energia?

Filipa Appleton: Não tenho uma fonte de inspiração única. Inspiram-me as boas pessoas, empáticas, pessoas decididas com capacidade de fazer acontecer, inspiram-me os exemplos de perseverança, resiliência e superação. Inspiram-me pessoas com sentido de humor, inspiram-me pessoas de pessoas, que gostem de trabalhar em equipa. E todas estas fontes de inspiração dão-me energia de querer sempre ser melhor, fazer melhor.

E acredito também que nós próprios nos energizamos: a forma como vemos a vida, como encaramos os desafios, as escolhas que fazemos. Se virmos o lado positivo da vida conseguimos criar mais energia, que contagia quem nos rodeia e que nos é devolvida da mesma forma. É um círculo virtuoso.

 

AoV: Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na sua vida profissional?

Filipa Appleton: Tenho o privilégio de, ao longo da minha carreira, ter trabalhado para sectores de atividade distintos, com origens diferentes, diferentes culturas, diferentes interesses e todos eles impactaram e impactam profundamente quem sou hoje.

Mas em termos mais concretos um dos acontecimentos que mais me marcou foi um programa de coaching que fiz há cerca de 8 anos que mudou a minha perspetiva não só de mim mesma, de trabalhar efetivamente as minhas fragilidades e as forças, mas acima de tudo mudou a forma como entendo que posso deixar a minha marca e o meu legado profissional e que espero que possa contribuir de alguma forma junto das minhas equipas, dos meus colegas e de quem me rodeia.

AoV: Qual o seu passatempo/atividade preferida e porquê?

Filipa Appleton: Adoro praia, viajar, experimentar e conhecer coisas e lugares que não conheço.

AoV: Que livro, filme ou museu acha que todos deveriam ter lido ou visto?

Filipa Appleton: Recomendo o Handmaid’s Tale pela visão marcante da nossa sociedade e que apesar de ser uma obra de ficção nos permite pensar que poderia ser uma realidade ou que parcialmente é uma realidade.

AoV: Que sabedoria de vida ou conselho de ouro gostaria de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?

Filipa Appleton: É importante, acima de tudo, e em qualquer setor de atividade, cultivarmos a confiança nas nossas próprias habilidades. Nunca deixem de aprender e de se reinventarem. O mundo está em constante mudança e temos de ter a capacidade de inovar e abraçar novas oportunidades, sendo isto fundamental para o sucesso.

Mantenham-se sempre fiéis aos vossos valores e princípios. E sejam felizes todos os dias e transportem esta energia quer para a vida pessoal, quer para a vida profissional.

Saiba mais sobre a APAN

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*