A sua marca está preparada para o desafio do retail media?

A sua marca está preparada para o desafio do retail media?
11/09/2024 ruimartins

O retail media é a maior história de investimento em publicidade de 2024, criando novos desafios para os anunciantes, como explica Tom Ashby, Líder Global de Serviços de Media na WFA.

Não há como fugir do crescimento rápido do retail media. Uma pesquisa da WFA mostra que a proporção dos orçamentos de media pagos alocados a esse canal duplicará em 2024 face a 2022, com previsão de se tornar um mercado de 130 mil milhões de dólares em todo o mundo.

Projeta-se que o retail media irá ocupar uma parcela maior dos orçamentos de media pagos do que a TV linear nos EUA em 2025 – e esse marco será alcançado mundialmente apenas dois anos depois.

Apesar de muitas semelhanças com os canais de media existentes, essa é uma nova disciplina e, portanto, exige um novo modo de pensar e trabalhar. É essencial resolver quaisquer problemas antes que se tornem persistentes, para que os anunciantes maximizem o valor das oportunidades que o retail media oferece.

Melhorar a qualidade da parceria

O retail media foi destacado por quase metade dos membros do nosso Fórum de Media como uma das três principais prioridades para 2024. Desde o início do ano, a WFA tem procurado aplicar a sua abordagem comprovada de aprendizagem entre pares, criando uma comunidade de especialistas em retail media.

O objetivo desta iniciativa é partilhar as melhores práticas, melhorar os níveis gerais de competência e permitir que destaquemos questões comuns para a indústria em geral.

O objetivo final é oferecer suporte aos anunciantes em relação às suas metas estratégicas de marketing individuais, que poderão optar por utilizar ou não de forma voluntária.

Até agora, o trabalho incluiu:

  • Um conjunto de trabalhos com o Fórum de Media da WFA, ouvindo em primeira mão os desafios enfrentados pelas marcas. Embora o cenário de retalho, a propriedade e a prática variem enormemente de mercado para mercado, ficamos impressionados com o fato de que muitas das questões eram comuns de país para país.
  • Organização de um grupo de trabalho composto por especialistas no assunto, selecionados entre os membros do Fórum de Media, para ajudar a desenvolver um programa de aprendizagem, pesquisa e atividades futuras.
  • Realização de um Fórum de Media em abril dedicado ao Retail Media, com contribuições do nosso novo grupo de trabalho sobre o que as suas marcas estão a fazer atualmente e o que planeiam para o futuro, com o objetivo de inspirar todos os profissionais a garantir maiores retornos com seus crescentes investimentos.
  • Colaboração com associações nacionais, especialmente do Reino Unido e da Dinamarca, além da ANA nos EUA, para promover parte do trabalho realizado nesses mercados e partilhá-lo internacionalmente.
  • Conexão com toda a indústria, incluindo agências, através de uma série de inspirações internacionais, além de participação no Conselho de Media de Retalho da IAB Europa para melhor compreender como vender de acordo com a filosofia das marcas.

À medida que as marcas começam a estabelecer novas relações com os departamentos de vendas, é importante que saibam o que estão a comprar, e que as perguntas certas colocadas desde o início ajudem a garantir parcerias duradouras que tragam resultados para ambas as partes.

Ao ajudar os membros e os retalhistas a identificar o que é relevante, acreditamos que podemos ajudar as marcas a obter mais do retail media e garantir que este canal em crescimento cumpra a sua promessa de aumento de vendas.

A nossa ambição é realizar fóruns regulares e criar orientações para qualquer marca que queira melhorar o seu desempenho no retail media, construir um banco de conhecimento com aprendizagens e inspiração, e, em seguida, desenvolver uma carta de princípios, semelhante à Carta de Media da WFA, identificando as necessidades dos anunciantes à medida que procuram continuar a aumentar o investimento neste canal.

 

Leia o artigo original, cortesia da WFA aqui.

 

Saiba mais sobre a APAN.

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