Este mês em IA: anúncios 3D, verificação de marcas de água, direcionamento de anúncios NYT e sentimento anti-AI

Este mês em IA: anúncios 3D, verificação de marcas de água, direcionamento de anúncios NYT e sentimento anti-AI
11/09/2024 ruimartins

No panorama digital e tecnológico em rápida mudança, acompanhar o ritmo das últimas tendências pode ser um desafio. A atualização mensal de IA da WFA serve como resumo completo dos desenvolvimentos mais importantes para o ajudar a manter-se informado das novidades que transformam a indústria de marketing. Gabrielle Robitaille, Diretora Associada da Política Digital da WFA, identifica os anúncios e eventos mais importantes do último mês.

O futuro dos anúncios 3D será gerado pela IA ?

O grupo de agências de publicidade WPP anunciou uma parceria com a Nvidia para desenvolver anúncios gerados em 3D. Como parte desta iniciativa, a WPP também estará a colaborar com a Shutterstock, um fornecedor de imagens, fotos, vídeos e músicas, para garantir que o conteúdo utilizado para projetos 3D é “compatível com a marca”. A Coca-Cola Company será o primeiro dos clientes da WPP a começar a escalar as oportunidades de 3D generativo em 100 mercados.

O objetivo da iniciativa é ajudar as marcas a criar vídeo a uma velocidade que não foi viável antes, ao mesmo tempo que “conduzir o envolvimento e a eficácia criativa em escala”.

Haleon torna-se o primeiro a utilizar a tecnologia de marca de água para autenticação de publicidade

A marca de pasta de dentes Haleon Sensodyne adotou a tecnologia digital de marca de água desenvolvida pela Coalition for Content Provenance and Autenticity (C2PA) para autenticar os seus anúncios.

A C2PA é uma iniciativa do setor que visa desenvolver normas técnicas para verificar e autenticar o conteúdo gerado pela IA e abordar a desinformação. A empresa de saúde de consumo Haleon é a primeira marca a utilizar a tecnologia para fins publicitários.

O objetivo é combater anúncios falsos, verificar as alegações e dissipar quaisquer acusações de que os dentistas que apresentam nas suas campanhas não são reais. De acordo com os relatos, o ícone das credenciais de conteúdo resultou num aumento de 8% no capital próprio em comparação com os anúncios sem o ícone.

O New York Times divulga resultados da nova segmentação de anúncios com IA generativa

O New York Times afirma que a sua nova ferramenta geradora de anúncios de IA, BrandMatch, está a aumentar significativamente o desempenho da campanha. A BrandMatch utiliza a IA generativa para “descodificar o briefing de um anunciante” e criar um público mais específico que segmenta segmentos para corresponder aos anúncios com os artigos mais relevantes.

As campanhas de teste terão ultrapassado o benchmark do editor, com uma taxa média de cliques entre 0,40% e 0,72%, um aumento médio da marca de 8,4% e um aumento de 3,1% na preferência e consideração da marca.

A tecnologia foi testada por seis marcas, incluindo a Paramount+ e a Ferragamo, e espera-se agora que seja lançado mais amplamente a partir de meados de setembro.

Sentimento anti-AI ganha força no mundo do marketing

O CEO da Procreate, uma plataforma de design digital utilizada pelo marketing criativo, emitiu um vídeo no X afirmando que não irá integrar a IA generativa nos seus produtos. James Cuda afirmou “odiar a IA generativa” e não gostar  do que está a acontecer na indústria e do impacto que está a ter nos artistas. A posição anti-IA recebeu forte apoio da comunidade criativa e dos consumidores, com muitos a criticar a Adobe por adotar a posição oposta e pelo ‘dano’ que seus modelos de IA generativa, como o Firefly, estariam a causar aos criadores.

Outra marca que enfrenta uma reação negativa é a britânica SheerLuxe, uma marca de moda e estilo de vida, que foi criticada por um influenciador gerado por IA. A empresa apresentou o ‘bot’ de IA, chamado ‘Reem’, como um ‘editor de moda e estilo de vida’ e ‘novo membro’ da equipa.

Os consumidores rapidamente especulavam que Reem pretendia ser de origem árabe e afirmava que o bot perpetuou um “padrão de beleza ridícula”. Muitos comentaram também que a SheerLuxe deveria ter contratado uma verdadeira mulher de cor para a função em vez de criar um bot de IA.

Ambos os incidentes destacam alguns dos riscos éticos e de reputação associados à utilização de IA generativa, incluindo influenciadores gerados pela IA.

Eventos relevantes da WFA

  • Em Junho, a WFA publicou uma série de princípios responsáveis ​​pela IA. Para dar-lhes vida, estaremos a acolher workshops para co-criar orientações voluntárias sobre como aplicar os princípios às práticas de marketing.
  • A nossa próxima reunião remota da comunidade de IA terá lugar no dia 17 de setembro.
  • A WFA vai realizar um Insights Forum em Genebra no dia 30 de setembro, gentilmente organizado pela P&G. O evento irá focar-se nos insights talento na era da IA. Se é um líder de insights sénior, pode inscrever-se para participar aqui.
  • Se quiser compreender melhor como pode operacionalizar a IA generativa e aumentar a criatividade, registe-se na nossa sessão de Knowledge Spotlight de uma hora com estrategas de marketing The Liberty Guild, no dia 2 de outubro.

 

Artigo cortesia da WFA, leia aqui.

Saiba mais sobre a APAN.

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