Entrevista com Francisco Pinho da Costa Marketing Manager da Imperial

Entrevista com Francisco Pinho da Costa Marketing Manager da Imperial
08/07/2024 ruimartins

Neste Hall of Fame, APAN On View de de Julho de 2024, fomos conhecer melhor na rubrica Entrevista com Francisco Pinho da Costa, Marketing Manager da Imperial – Produtos Alimentares S.A..

AoV: Quem é o Francisco Pinho da Costa?

FPC: Sou uma pessoa bem-disposta, que gosta de cultivar relações interpessoais saudáveis, pois acredito que é essencial para uma vida pessoal e profissional equilibradas. Viajar é uma das minhas grandes paixões, pois permite-me desconectar verdadeiramente e aprender com novas culturas e realidades. Pratico desporto sempre que posso e sou um Portista ferrenho.

Depois de uma década como basquetebolista federado e de um percurso académico em Economia, foi no desenvolvimento de Marcas que encontrei o que realmente me preenche. Atualmente, sou Marketing Manager da Imperial Chocolates, onde tenho a oportunidade de testemunhar a ligação do consumidor a marcas icónicas como Regina, Pantagruel e Pintarolas.

 

AoV: Qual a missão/visão da Imperial e como é que se reflete no seu dia a dia?

FPC: A Imperial promove momentos de prazer ao consumidor com chocolate da melhor qualidade, procurando liderar os segmentos em que está presente com as suas Marcas e acrescentar valor a todos os seus stakeholders.

O meu desafio diário passa por garantir que a vontade do consumidor é ouvida e refletida no desenvolvimento de produtos e das marcas. Para tal, há que garantir um eficaz fluxo de comunicação e alinhamento entre todas as equipas, desde a compra das matérias até à colocação do produto nas prateleiras, para que, em conjunto, possamos desenvolver as nossas Marcas e oferecer a melhor experiência aos nossos parceiros e consumidores.

AoV: Qual o maior desafio para 2024?

FPC: Manter o foco na execução e consolidação do Rebranding de Regina iniciado no ano passado. Um relançamento estrutural de uma Marca exige a implementação consistente em todos os pontos de contacto (produto, packaging, comunicação, ativação, ponto de venda, etc.) e a recolha regular de feedback do consumidor. Só priorizando esta atuação de forma continuada é possível garantir a consolidação e sucesso da Marca no longo prazo num mercado tão competitivo.

Há também que fazer face ao desafio de manter Pantagruel e Pintarolas como as Marcas de referência nos seus segmentos, continuando a oferecer produtos de alta qualidade que conquistam e fidelizam os consumidores.

AoV: Quais as conquistas/projetos das suas marcas de que mais se orgulha?

FPC: Destacaria o Rebranding de Regina. Um desafio complexo de atualização, onde o respeito pelo legado da Marca é crucial. Um projeto que já se vê na rua, mas cuja visibilidade no mercado representa a ponta do iceberg de uma jornada já longa, sustentada numa cooperação constante entre todos os departamentos da Imperial e parceiros.

É gratificante, especialmente depois de toda a entrega dos intervenientes, poder ver o reconhecimento dos nossos consumidores e stakeholders. É um projeto de longo prazo e ainda há um grande caminho a percorrer, mas o que esta equipa atingiu até aqui é, já de si, um forte motivo de orgulho.

AoV: Qual a sua maior fonte de inspiração? Onde vai buscar a sua energia?

FPC: A inspiração que uso depende do desafio que tenho em mãos. Por vezes, procuro discutir os temas com amigos ou colegas para obter novas perspetivas. Em outras ocasiões, penso no que fariam as pessoas que admiro, como os meuspais ou avós, cujos valores e princípios acabaram por me definir. Quanto à energia, as viagens são o carregador perfeito da minha bateria.

AoV: Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na sua vida profissional?

FPC: Diria que vários momentos tiveram o seu impacto na minha vida profissional, desde formações de desenvolvimento pessoal e liderança, conversas com mentores e/ou colegas, projetos bem-sucedidos e até projetos fracassados.

No entanto, diria que trabalhar com mercados internacionais durante 4 anos, enfrentando múltiplos desafios em contextos estruturalmente distintos, contribuiu de forma significativa para o meu crescimento profissional (e pessoal).

AoV: Qual o seu passatempo/atividade preferida e porquê?

FPC: Gosto de viajar com a minha mulher, brincar com os meus sobrinhos e a minha cadela e de passar um belo serão com amigos e/ou família.

AoV: Que livro ou filme achas que todos deveriam ter lido ou visto?

FPC: Gosto bastante de livros que me ajudem a compreender melhor os outros e as suas motivações. Sob esta perspectiva, recomendaria os livros “Surrounded by Idiots” (Thomas Erikson), que permite compreender melhor os diferentes tipos de personalidade e como podemos ajustar a nossa comunicação para sermos mais eficazes, ou “The Culture Map” (Erin Meyer), que permite compreender como as diferenças culturais influenciam a comunicação e a colaboração em ambiente de trabalho.

AoV: Que conselho gostaria de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?

FPC: Ao longo do meu percurso acumulei algumas aprendizagens que considero valiosas e que se tornaram referências para mim:

  • respeita sempre os valores e princípios – tanto os teus como os das pessoas com quem trabalhas
  • não sabes tudo, nem nunca saberás; o melhor que podemos fazer é aprender à medida que avançamos
  • a carroça chega ao topo da colina mais rápido se tiveres alguém a empurrá-la contigo
  • um esforço para manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é benéfico para ambos os aspetos

 

#Imperial #Marketing #Comunicacao #ProdutosAlimentares #APAN #Marca #Regina #Pintarolas #Pantagruel #Chocolates

Saiba mais sobre a APAN

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*