Hall of Fame Sérgio Carvalho Head of Marketing Fidelidade

Hall of Fame Sérgio Carvalho Head of Marketing Fidelidade
20/10/2024 ruimartins

Neste Hall of Fame de Outubro de 2024, Entrevista com, fomos conhecer melhor o Sérgio Carvalho, Head of Marketing da Fidelidade.

 

AoV: Quem é o Sérgio Carvalho? 
Sérgio Carvalho::
Esta pergunta lembra-me o “Verdade ou consequência?”, mas como já sou crescido vou arriscar na consequência da verdade. Vamos lá…

Sérgio Carvalho, 45 anos. Nasci em França, sou casado, pai derretido de duas filhas. Cheguei a Portugal ainda sem saber andar, na companhia da minha irmã e dos meus pais, a quem reconheço uma influência determinante na minha educação, personalidade e valores.

Cresci de um lado para outro: Leiria, Madeira, Ribatejo na adolescência. Por fim, Lisboa. Ser saltimbanco enquanto crescemos traz desafios, mas também contribui para uma aprendizagem rica. Aprendi a valorizar os amigos que ia fazendo e a mantê-los, a adaptar-me e a aceitar os outros.

Tive sempre a companhia da música, peça essencial na minha vida. Até sempre. Não canto, não toco. Sou simplesmente seu eclético amante.

Enquanto crescia, ao som das míticas bandas dos 90 e com a adolescência a pular dentro de mim, a roupa era símbolo de atitude. Eu escolhi o cabelo que deixei crescer e acabei por adotá-lo com a promessa convicta de, com alguns ajustes, assim o preservar. Sim, é imagem de marca.

Fui escuteiro muitos anos, e ainda hoje colocar uma mochila às costas e passar uns dias desligado do mundo, na natureza, a subir montanhas faz-me muito feliz. Joguei rugby e gosto de futebol americano. Sou do Porto, claro. E um assumido gamer.

Com fascínio pela Física, comecei a estudar Engenharia Física na Universidade de Lisboa, mas não fiquei lá por muito tempo. Tomei uma decisão que determinou muitas outras e comecei a trabalhar. Entrei para a OK! Teleseguros, dando início ao meu percurso no Grupo Fidelidade. Entretanto também trabalhei na A.T. Kearney, onde construía slides e apresentações para os consultores, e onde aprendi muito sobre gestão e o mundo corporativo.

No mundo dos seguros tive muitas funções desde o Contact Center até ao Marketing. Considero-me um profissional de seguros que trabalha em Marketing e que gosta muito destes dois universos.

Estou aqui hoje porque, quer na Ok! quer na Fidelidade mais tarde, encontrei pessoas que confiaram em mim, que me ajudaram, que me permitiram crescer e que continuam a desafiar-me. E quero fazer o mesmo com os mais novos, com aqueles que hoje trabalham comigo.

Sou grato, acima de tudo. Por todas as pessoas que fazem parte da minha vida.

Quero viver e aproveitar cada dia. Continuo a ser criança, por vezes.

AoV: Qual a missão/visão da Fidelidade e como é que se reflete no teu dia a dia?
Sérgio Carvalho:
A Fidelidade tem 215 anos de uma história escrita com palavras como liderança e solidez e isso só é possível quando, a estas, se junta a vontade de inovar para evoluir, reconhecendo a importância de cada pessoa e o valor da proximidade e das relações.

Esta é a base do ADN da Fidelidade, hoje empresa multinacional, líder de mercado em Portugal, com uma visão e estratégia sólida de futuro que se prepara para mais etapa de transformação para poder continuar a crescer com rentabilidade, criando simultaneamente impacto positivo não apenas junto dos seus clientes, mas também da sociedade.

Mas acima de tudo é uma empresa que trabalha para corresponder à confiança dos seus clientes, para, nos momentos-chave da sua vida, muitas vezes momentos difíceis, estar presente e garantir soluções e apoio. A proteção das pessoas, da saúde ao património, com uma aposta clara na prevenção e na literacia para minimizar riscos são um propósito enorme de uma atividade chave para a sustentabilidade da nossa sociedade.

A oportunidade de contribuir para este propósito e para uma transformação quase diária, com um a equipa multidisciplinar fantástica, faz com que todos os dias sejam uma aventura e desafio que encaro com muito entusiamo.

AoV: Qual o maior desafio para 2024?

Sérgio Carvalho: Está a ser um ano desafiante de muitas formas, nomeadamente profissionais. Vou brincar um pouco, mas na verdade de forma sentida… Gostava de cumprir todos os objetivos que tenho, da melhor forma possível, para, na passagem de ano, poder brindar a sorrir, com a certeza de que todos à minha volta, profissional e pessoalmente, de uma ou de outra forma, também sorriem, prontos a formular desejos e a começar o novo ano, com vontade, garra e alegria.

AoV: Quais as conquistas/projetos da tua marca de que mais te orgulhas?
Sérgio Carvalho:
A criação de uma cultura omnicanal numa companhia de seguros que estava assente em canais de distribuição tradicionais e onde o digital era visto como uma ameaça, para agora existir uma forte sinergia entre o digital e o aconselhamento e apoio dos nossos colaboradores e mediadores que estão presentes em todo o país, sendo esta a chave do sucesso da marca.

Agora também o desenvolvimento da comunicação omnicanal, com os dados, a analítica, as métricas, a inteligência artificial a pedirem amizade à criatividade para juntos construírem um futuro de comunicação personalizada e uma melhor experiência de cada cliente.

AoV: Qual a tua maior fonte de inspiração? Onde vais buscar a tua energia?
Sérgio Carvalho:
À música, em playlists, salas ou festivais, com Paredes de Coura no coração.

À montanha para onde fujo e que tanto me tem ensinado. É lá que esqueço o mundo, os problemas, a rotina e o dia-a-dia. É com ela que sempre aprendo o significado da superação. É lá que, rodeado de amigos ou às vezes sozinho, encontro respostas, a calma e a força. Para seguir.

Sérgio Carvalho: Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na tua vida profissional?
AoV:
O dia em que aceitei o desafio de ser diretor de Marketing de Canais e Produtos da Fidelidade, quando achava que o meu destino profissional, seria vivido em Moçambique. Já tinha tudo tratado, até o colégio das minhas filhas. Mas aceitei este desafio na Fidelidade em Portugal que teve um impacto muito grande na minha vida.

AoV: Qual o teu passatempo/atividade preferido e porquê?

Sérgio Carvalho: São vários. Para além da música, da montanha, da neve para snowboard, das noites bem aproveitadas, também os treinos regulares no ginásio. Tudo isto é essencial para o meu bem-estar físico e sobretudo mental.

 

Sérgio Carvalho: Que livro, filme ou museu achas que todos deveriam ter lido ou visto?

AoV Cresci rodeado de livros, do meu pai sobretudo. Vou escolher assim o livro da minha vida e que sempre destaco: “A Insustentável Leveza do Ser”, de Milan Kundera.

AoV: Que sabedoria de vida ou conselho de ouro gostarias de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?

Sérgio Carvalho: Se ainda sou aprendiz… passarão certamente muitos anos até me achar capaz de falar sobre sabedoria de vida ou conselhos de ouro. Duvido até que um dia o faça, mas vou aproveitar a pergunta anterior e terminar com Milan Kundera: “Não devemos nunca aceitar que o futuro se curve sob o peso da memória”.

#SergioCarvalho #Marketing #Fidelidade

 

Saiba mais sobre a APAN aqui. Visite o site da Fidelidade aqui.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*