Iniciativa da Mastercard promove inclusão de transgéneros

Iniciativa da Mastercard promove inclusão de transgéneros
22/09/2020 APAN

Iniciativa da Mastercard promove inclusão de transgénerosA Mastercard lançou um cartão para amenizar as questões menos positivas na comunidade LGBTQIA+. Uma iniciativa no âmbito do #AcceptanceMatters já promovido pela empresa de serviços financeiros. O True Name permite que o nome que aparece nos cartões bancários seja o escolhido pelo seu utilizador.

De acordo com a marca, cerca de 32% das pessoas que mostram documentos de identidade com nome ou género que não corresponde à sua figura sentem-se hostilizadas, discriminadas e até agredidas. O True Name foi lançado em dezembro de 2019 e divulgado com um vídeo que apresentava pessoas reais e descrevia as suas experiências negativas com cartões de débito ou crédito que desvirtuavam as suas verdadeiras identidades.

Em junho deste ano é lançando um novo anúncio, criado pela McCann New York, e transmitido durante a cobertura à Pride feita pela rede de TV americana ABC. No anúncio, dirigido por Bryan Buckley da produtora Hungry Man, atores transgéneros e não binários explicam o que o True Name significa para os seus utilizadores.

Inevitavelmente, devido às precauções em relação a fraudes, há uma grande burocracia envolvida quando se trata de alterar o nome no cartão bancário. O True Name não remove apenas parte da burocracia e dos custos do processo, mas também fornece um caminho para que as pessoas o façam sem ter que explicar ou justificar sua decisão.

Paralelamente, a Mastercard também incentivou outras empresas a adotarem o True Name, ao afirmar num comunicado de imprensa: «nós esforçamo-nos por manter uma cultura de inclusão que se estende tanto interna, quanto externamente. Continuamos a apelar à indústria para nos ajudar a garantir que os produtos financeiros de cada pessoa possam refletir a sua verdadeira identidade».

Ao disponibilizar o seu produto para outros bancos, a Mastercard incentiva a indústria a atualizar-se, seja a adotar o True Name ou a rever as suas políticas sobre mudanças dos nomes nos cartões.

Como esperou até ao “Pride month” (junho) para promover uma iniciativa anunciada no ano passado, a Mastercard deu tempo suficiente para o True Name despertar a atenção e atrair parceiros, mostrando a sua credibilidade e chamando a atenção dos bancos e empresas de serviços financeiros para o facto de esta ser uma característica viável e necessária para a banca no futuro.

O World Pride tem um número significativo de patrocinadores institucionais que fazem doações para a causa e usam as suas plataformas para aumentar a conscientização, mas é fácil estas empresas adotarem o tom errado nas suas comunicações, seguir apenas a imagem capitalista do “arco-íris” e serem criticadas por falta de autenticidade.

Felizmente, a Mastercard não lançou apenas um cartão de débito com as cores do arco-íris. Em vez disso, encontrou uma forma de fazer parte da causa LGBT+, ao encontrar uma resposta para um problema desta comunidade, mostrou ser uma aliada de peso e deu continuidade às ações que já tinha vindo a promover nesse sentido.

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