É globalmente reconhecido que a natureza comercial do mundo atual é relevante na forma como as crianças crescem.
A publicidade e a promoção são as áreas mais visíveis deste mundo comercial. Ajudar as crianças a compreender o que é a publicidade, os seus objetivos e como é que ela funciona é vital para assegurar que elas se tornem consumidores mais informados e mais críticos.
Desenvolver o sentido crítico das crianças desde muito novas é o grande propósito do Programa Media Smart.
Porque são os pais e educadores quem exerce maior influência sobre as crianças, o programa Media Smart pode ser acompanhado em casa da mesma forma que na escola.
Para além dos materiais pedagógicos dirigidos a professores e que fazem parte das atividades escolares, desenvolvemos também recursos para utilização em casa pelos pais – Guia sobre Imagem Corporal e Auto-estima e Guia sobre o Mundo Digital.
Adicionalmente disponibilizamos “dicas” para ajudar os pais a lidarem com a dificuldade que é explicar a uma criança porque não pode ter tudo o que quer.
É encorajando o seu(a) filho(a) a falar sobre os assuntos, que pode avaliar aquilo que ele compreende sobre que vê e ouve.