O estudo da WFA Marketer of the Future 2025 identifica os fatores de sucesso das organizações de marketing

O estudo da WFA Marketer of the Future 2025 identifica os fatores de sucesso das organizações de marketing
07/04/2025 ruimartins

O mais recente estudo da WFA, Marketer of the Future 2025, identifica os principais fatores que distinguem as marcas líderes daquelas com desempenho inferior, reunindo perspetivas valiosas de profissionais de marketing de topo a nível global.

Quando desafiados a descrever o perfil do profissional de marketing do futuro, os líderes sénior apontam atributos como foco no crescimento, pensamento orientado para o negócio, resiliência e adaptabilidade. No entanto, destacam como elemento central um regresso claro aos fundamentos essenciais do marketing.

A curiosidade, a sensibilidade e a capacidade de comunicar na linguagem do negócio foram igualmente identificadas como competências essenciais para o profissional de marketing global do futuro.

O relatório WFA Marketer of the Future 2025, desenvolvido em parceria com a Oxford, destaca as principais áreas em que os profissionais de marketing que impulsionam o crescimento das suas marcas têm alcançado sucesso — e revela onde as marcas com dificuldades estão a falhar na sua capacidade de competir.

As áreas identificadas abrangem os fundamentos do marketing, os objetivos de crescimento, a integração entre equipas e departamentos, o uso estratégico da tecnologia e a capacidade de demonstrar o impacto do marketing junto das restantes partes interessadas na liderança.

O estudo de 2025 revela ainda uma perspetiva mais otimista sobre o futuro do papel do CMO, comparativamente a 2020. Apenas 10% dos inquiridos acreditam que “o cargo de CMO deixará de existir nos próximos 10 anos”, um valor significativamente inferior aos 19% registados na edição anterior.

Os resultados do estudo têm por base as respostas de cerca de 600 empresas em 25 países, representando um investimento global em marketing próximo dos 90 mil milhões de dólares. Para garantir uma visão abrangente, a WFA colaborou com mais de 20 Associações Nacionais de Anunciantes, recolhendo dados tanto de grandes marcas globais como de empresas focadas em mercados locais.

Adicionalmente, foram conduzidas entrevistas qualitativas com 25 líderes de marketing de marcas de referência — entre eles Cristina Diezhandino (Diageo), Tamara Rogers (Haleon), Allyson Witherspoon (Nissan Motor Corporation) e Edward Bell (Cathay Pacific). Estas conversas aprofundadas permitiram identificar as práticas que distinguem as empresas líderes — que se consideram acima da média do seu setor — das que se reconhecem como estando abaixo desse patamar.

Artigo cortesia da WFA. Leia aqui o artigo completo.

Visite-nos.

#MarketerOfTheFuture #WFA #Marketing #APAN

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*