1.Qual a importância da Coalition for Better Ads (CbA) para a Indústria?
A CbA tenta melhorar a experiência online dos utilizadores através do feedback de vários utilizadores, de vários países do mundo, que relataram más experiências com a publicidade online, ao longo do tempo.
2.Quais os principais desafios?
Há muitos desafios, mas como somos uma iniciativa global, temos de perceber o que funciona em termos globais e o que está a aborrecer, em geral, a experiência dos consumidores no mobile e desktop. E, por outro lado, como a publicidade é regionalmente e, localmente, diferente, temos de saber respeitar essas diferenças nessa abordagem.
3.Portugal é o 9.º país da Europa com mais utilização de adblockers (31%); Acha que é possível reverter esta tendência? O Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD) teve impacto nisso?
Tenho visto vários países bastante ativos no uso de adblockers. A CbA é apenas uma das iniciativas mas o papel dos publishers é também muito importante – também têm de tomar medidas – e se comunicarem, por exemplo, com os utilizadores de adblockers e lhes disserem “este é o meu modelo de negócio e a publicidade ajuda a financiar a linha editorial e o funcionamento do website”, podem ter sucesso. Os números não vão chegar ao zero mas podem ser reduzidos quando tomamos medidas e a CbA é apenas parte desse processo.
Há muito pânico à volta da entrada em vigor do RGPD mas continuo a achar que ainda não percebemos ao certo o impacto que vai ter em coisas como o tracking, por exemplo, bem como quando precisamos de obter consentimento dos utilizadores e o que acontece tecnicamente à volta do valor da publicidade. São coisas que demoram algum tempo a entender. Mas o que indicamos aos publishers é que eles têm de estar atentos quando recolhem dados dos utilizadores – os utilizadores devem saber e estar confortáveis com isso – não é sobre a CbA, mas o RGPD tem várias interligações com as melhores práticas publicitárias.
4.O que é que a Indústria deve fazer para melhorar a experiência do consumidor no Digital? Quem deverá estar envolvido?
Penso que faz sentido ter em conta a experiência e o feedback dos utilizadores em todo o processo. O que acontecia, frequentemente, no passado é que os anunciantes e as agências criavam campanhas e os publishers colocavam-nas online e esse era o primeiro contacto com os utilizadores.
O que aprendemos é que, se tivermos em conta o feedback dos utilizadores sobre aquilo que os incomoda na publicidade online, os formatos e as dimensões aceitáveis, durante a fase da criação da campanha, estou certo de que a campanha no fim terá mais sucesso.
Definitivamente, todos os players são de valor e devem estar envolvidos. Se estamos a tentar melhorar a experiência dos utilizadores do ponto de vista dos publishers e não envolvemos os anunciantes, temos um problema, na mesma medida em que se só considerarmos o ponto de vista dos anunciantes e deixarmos os publishers de fora, também não funciona. É um trabalho conjunto de todos os players. É um processo difícil e moroso. Demorámos muito tempo a estabelecer uma carta de compromissos e a chegar ao ponto onde estamos agora.