1. O principal objetivo da AdStream é melhorar a gestão dos conteúdos de media? De que forma?
O nosso objetivo é que todas as partes que intervém no processo de gestão de uma campanha publicitária (anunciantes, agências, produtoras e demais colaboradores) consigam trabalhar de forma mais simples e mais eficiente. Por exemplo, graças à nossa solução de Distribuição Digital de Spots (que lançámos faz mais de 10 anos, e que continuámos a aperfeiçoar) conseguimos que um processo que antes levava dias, agora realiza-se em menos de uma hora, mas além de tudo isso, garantimos maior segurança, controlo, flexibilidade e transparência, durante todo o processo. Mediante esta solução, os Spots chegam antes às televisões e chegam sempre com a máxima qualidade de emissão, havendo superado o nosso Controlo de Qualidade, pelo qual não serão rejeitados por nenhuma Cadeia de TV. Além do mais, os Spots ficam armazenados em Alta Definição e disponíveis 24/7, bem como para consultar ou fazer uma descarga imediata, ou bem para serem distribuídos para outros meios (Video On Demand, Cine etc.).
2. Porque decidiram tornar-se associados da APAN?
Partilhamos objetivos com a associação que para nós são essenciais. Por exemplo, assim como a APAN, trabalhamos com os anunciantes e com os seus interlocutores, com a finalidade de introduzirmos melhorias no setor, para conseguir que o investimento que fazem os anunciantes seja mais eficaz e eficiente.
Mas sobretudo a nossa associação à APAN é uma aposta no mercado da publicidade em Portugal e põe em destaque o nosso interesse em seguir mais a fundo este mercado, no qual desejamos investir nos próximos anos.
3. Como veem o mercado publicitário em Portugal?
É um mercado dinâmico e promissor porque ainda há muito por fazer em termos de implementação de soluções tecnológicas que ajudem aos anunciantes, agências e seus respetivos colaboradores. Por outro lado, as previsões do mercado publicitário português são otimistas, com um crescimento médio esperado em torno de 4% ao ano, durante os próximos 4-5 anos, e uma evolução até na publicidade nos meios digitais que, ainda que menos intensa do que na Europa (em Portugal, o meio TV ainda controla quase 50% do total do investimento atual), representa também um atrativo grande para a nossa empresa, que está a investir no desenvolvimento de soluções para esta área de imparável crescimento.
4. Que objetivos têm para o mercado Português? Já têm clientes no nosso país?
Queremos facilitar o trabalho aos anunciantes, agências e produtoras reduzindo ou, até mesmo, eliminando todas aquelas tarefas de pouco valor, para que possam centrar-se no seu “core business”.
O mercado de Portugal é prioritário para a Adstream. O nosso objetivo é conseguir avanços com a adoção da nossa solução de Distribuição Digital de Spots e, em paralelo, lançar o resto das nossas soluções e serviços, todos eles com um denominador comum: a otimização dos processos no sector da publicidade.
Já temos alguns clientes em Portugal como, por exemplo, a Procter & Gamble, Continente Modelo, Glaxo SmithKline, El Corte Inglés, Danone, Ferrero, Nestlé, Reckitt Benckiser, Lego, Puig, PepsiCo. Com alguns deles, já estamos a trabalhar há mais de quatro anos e com várias soluções em implementação, além da solução de distribuição de Spots, da qual falámos anteriormente.
5. Para quando a abertura de escritórios em Portugal?
Temos prevista a abertura de um escritório em Portugal no início de 2018. Estamos a trabalhar o mercado português há mais de quatro anos e as nossas equipas já estão a falar bem o idioma. De momento, ainda que nos falte um escritório local, isso não tem sido um problema, uma vez que viajamos constantemente a Portugal. No entanto, como queremos estar ainda mais perto dos nossos clientes, a abertura desse escritório será, sem dúvida, um passo importante nessa direção.