Tendências inspiraram na Conferência dos 30 anos da APAN

Tendências inspiraram na Conferência dos 30 anos da APAN
30/04/2018 APAN

Tendências inspiraram na Conferência dos 30 anos da APANNo ano em que celebra 30 anos, a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) escolheu o tema “Trends: inspiring tomorrow” para a sua conferência anual, que decorreu a 18 de abril, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. Foram quatro as tendências em destaque, que contaram com a participação de especialistas internacionais e com a apresentação de casos de marcas locais apresentados pelos seus protagonistas perante uma audiência de mais de 300 pessoas. Victória Loomes, da TrendWatching, empresa multinacional especialista em tendências, falou sobre aquilo que os consumidores procuram nas marcas. Entre outras importantes tendências a especialista referiu que os millennials estão dispostos a gastar mais com marcas que apoiam causas em que eles acreditam, além de que as marcas devem ser honestas dentro da sua indústria porque a confiança gera negócio.

A nova Diretora Geral da L’Oréal Portugal, Cátia Martins, falando sobre um mercado de beleza que vale 1 bilião de euros em Portugal, deu nota de importantes tendências que são comuns a outros mercados e às quais as empresas devem estar atentas. Nesse contexto revelou a compra por parte de L’Oréal de uma empresas de inteligência artificial, o que é revelador de algumas das tendências enunciadas pela oradora anterior.

No painel dedicado às ‘Tendências em Publicidade e Conteúdo’, o orador Americano Andrew Davis referiu que é preciso que as marcas saibam onde está a sua audiência para não se dissiparem nas Redes Sociais. Além disso, “é preciso tratar o conteúdo como um produto”.

Marta Quelhas e Nuno Moreira, respetivamente, Head of Marketing Personal Care da Unilever e Partner da Fullsix, apresentaram o caso Tresemme, que ganhou um prémio Ouro nos Prémios Eficácia 2017.

Na parte da tarde, Camilla Harrisson, CEO & Partner da agência Anomaly Londres, explicou porque é que a Anomaly não é uma agência tradicional e como é que as marcas se devem adaptar à mudança.

Ana Cláudia Sá, Diretora Geral da Bel Portugal e Membro da Direção Bel,  partilhou a estratégia de criação de valor e de branding do leite Terra Nostra, que foi o Grande Vencedor dos Prémio à Eficácia 2017.

Florian Klein, Head of the Center for the Long View, do centro de competências da Deloitte para o desenvolvimento de estratégias inovadoras, fez uma intervenção muito interessante sobre a imprevisibilidade do futuro e revelou algumas ideias sobre grandes tendências tecnológicas e digitais e a importância de ferramentas como a Inteligência Artificial para ajudar as empresas a tomar importantes decisões.

O Cofundador e CEO da Uniplaces, Ben Grech, encerrou o painel dedicado às ‘Tendências em tecnologia e digital’ onde deu exemplos concretos em como aproveitar as oportunidades do digital.

No encerramento da conferência, e como forma de sair do território tradicional das empresas/marcas, a apresentadora, bloguer e empresária, Cristina Ferreira, explicou o seu processo até se tornar na grande marca que é, os seus múltiplos projetos, a importância de correr riscos tendo sempre como princípios a verdade e a honestidade naquilo que faz.

Com esta conferência e com o mote dos 30 anos de aniversário, a APAN pretendeu estimular a audiência a pensar o futuro das marcas e da comunicação de diferentes ângulos e perspetivas, disponibilizando conhecimento relevante e experiências reais a todos quanto quiserem participar neste grande evento onde aquilo que ficou como garantidamente mais certo foi a incerteza. Mas por outro lado constatou-se que nunca foram tantas as oportunidades para as marcas, desde que elas estejam preparadas para as receber de braços abertos.

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