Durante a Semana Mundial de Marketing 2018, em Tóquio, a Federação Mundial de Anunciantes (WFA) lançou um conjunto de orientações para ajudar as marcas a evitar os estereótipos de género na publicidade.
De acordo com a WFA, o objetivo deste “Guia para uma representação de géneros em publicidade“, é “inspirar profissionais de marketing experientes a desafiar as suas próprias comunicações de marketing, através de provas convincentes de casos de anúncios não estereotipados de algumas das marcas líderes mundiais – assim como as implicações da inação”.
O guia descreve os benefícios de se adotar uma abordagem mais progressista do ponto de vista político e social, bem como os benefícios comerciais para as marcas, especialmente à luz do número de decisões de compra que são tomadas pelas mulheres.
Algumas das principais recomendações do guia incluem:
– Incentivar a diversidade nas suas equipas: “As minhas equipas internas e as equipas das minhas agências refletem o meu público-alvo?”
– Acompanhar o desempenho: “Como é que posso pesquisar melhorias na abordagem de género?”
– Encontrar o seu propósito: “O que é que a minha marca representa, que beneficia homens e mulheres?”
– Pensar a longo prazo: “Onde queremos estar nos próximos três anos, quer em matéria de diversidade de género quer na sua adequada representação, e construir um plano de ação de melhoria?”
– Ir além do marketing: “Como posso promover imagens mais positivas e diversificadas de homens e mulheres, internamente e entre fornecedores?”
A Subsecretária-Geral das Nações Unidas e Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, referiu na altura: “Sabemos que os estereótipos prejudiciais de mulheres e homens têm um profundo impacto sobre a forma como nos vemos e nos tratamos uns aos outros. A mudança intencional dessas imagens tem um enorme potencial para transformar positivamente a nossa cultura e nos aproximar da igualdade verdadeira e inclusiva. A ONU Mulheres aplaude o trabalho da WFA de trazer este tema para cima da mesa, redefinindo a forma como a indústria mostra quem são as pessoas, e não apenas o que são. Essa mudança ajudar-nos-á a realizar coletivamente a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – não deixando ninguém para trás.”
A APAN está a preparar o lançamento deste Guia em Português para distribuir pelos seus associados e poder trabalhar com eles este tema.