Atualmente, diretora executiva de marketing e do Retail Innovation Lab (RIL) da CATÓLICA-LISBON, e diretora executiva da licenciatura em Gestão Comercial e de Retalho pela mesma Instituição onde leciona nos Mestrados e Programas de Executivos, Maria Estarreja é também fundadora e managing partner da VICI Consultancy e board member da Cerealis, sendo, habitualmente, oradora convidada em diversas conferencias e congressos de retalho, marketing e tecnologia.
Anteriormente, Maria Estarreja foi durante mais de uma década diretora de marketing e de customer marketing do grupo Super Bock, mas também diretora executiva de marketing e comercial da Nutricafés (atualmente Segafredo Zanetti), onde foi ainda diretora geral de restauração, assim como head de marketing estratégico do Grupo Nutrinveste. Iniciou a sua carreira na Procter & Gamble onde esteve em diferentes áreas como Marketing, Financial Analysis e Supply Planning, após formar-se em Química Aplicada, ramo de Biotecnologia pela FCT-UNL tendo posteriormente concluído o doutoramento em Gestão e Marketing pelo ISCTE, enquanto liderava o marketing da Super Bock Group.
Maria Estarreja é pós-graduada em Gestão pela Nova School of Business and Economics, certificada pela Kellogg (Northwestern) e pela Católica Lisbon School of Business and Economics no ‘Advanced Management Program’, pelo INSEAD em ‘Driving Digital Marketing Strategy’, pela Wharton School U.Pennsylvania em ‘Strategy in the Age of Digital Disruption’ e pela Vieira de Almeida em ‘Women on Boards’.
Foi também vice-presidente da Associação das Águas Minerais de Nascente de Portugal (APIAM) e membro da Direção de várias outras associações como a de Refrigerantes (Probeb), a Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV) e a Associação Industrial e Comercial de Café (AICC). Também foi Board Member da Newcoffee durante 6 anos.