A importância do SEO e do Content Marketing para um conteúdo de sucesso
SEO (Search Engine Optimization) é o processo pelo qual uma página de um website é otimizada para se apresentar nas melhores posições nos motores de busca, como o Google. Abrange estratégias, como a otimização de elementos na página, utilização de palavras-chave específicas, melhorar a experiência do usuário, construção de hiperligações de alta qualidade, entre outros.
O Content Marketing, por outro lado, envolve a criação de conteúdo de qualidade, relevante e útil com o objetivo de educar, informar ou entreter o público-alvo (futuro ou atual cliente), auxiliando-o em todo o processo de compra e atraindo-o de forma natural. Inclui desde publicações em blogs e artigos, a infografias e vídeos.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Marketing de Conteúdo e o SEO funcionam muito bem juntos, encaixam-se. A colocação de palavras-chave no conteúdo criado ajuda a classificá-lo melhor nos motores de busca, o que atrairá mais tráfego e aumentará a visibilidade. Por outro lado, adicionar um conteúdo forte ao website irá melhorar a autoridade da marca, o que dará um impulso ao SEO global. Ou seja, para um conteúdo ser bem-sucedido, tem de ter um ótimo SEO, assim como o SEO só funciona bem, se o conteúdo for de qualidade.
No entanto, o SEO não é apenas palavras-chave ou frases, e o Marketing de Conteúdo é mais do que apenas criar artigos e outras formas de conteúdo online em torno de palavras-chave de alto volume que direcionarão muito tráfego. A análise de palavras-chave que os visitantes pesquisam, o rastreamento do seu caminho no website, o estudo de quanto tempo eles permanecem nas páginas e quais eles visitam em seguida, deve ser usado como uma forma de estudar e conhecer melhor o público-alvo – as suas necessidades, preferências e problemas. Ao descobrir-se a intenção por trás de uma pesquisa é possível criar o melhor conteúdo que agregue valor, forneça informações, conselhos e responda às dúvidas dos visitantes, tornando-o memorável e difícil de ignorar.
Neil Patel, conhecido profissional de Marketing, sugere alguns parâmetros que asseguram a importância da combinação entre SEO e Content Marketing para um ótimo conteúdo, bem classificado nos motores de pesquisa:
- SEO exige conteúdo. O Marketing de Conteúdo é conteúdo. Não há SEO sem conteúdo. E o Content Marketing é sobre conteúdo. A aplicação prática do SEO é a própria substância do Content Marketing.
- SEO exige palavras-chave. O Marketing de Conteúdo significa usar palavras-chave. A componente fundamental do SEO são as palavras-chave – pesquisando-as, utilizando-as e rastreando a sua classificação. A única maneira de usar as palavras-chave é empregá-las estrategicamente em todo o conteúdo, ou seja, Content Marketing.
- SEO exige hiperligações. O Marketing de Conteúdo introduz hiperligações. A única maneira de obter um linkback é ter um conteúdo de qualidade, ou seja, é importante ter o elemento indispensável do Content Marketing.
- SEO exige otimização técnica. O Marketing de Conteúdo precisa de proporcionar uma ótima Experiência do Utilizador (UX). O SEO é mais do que apenas artigos de blog, palavras-chave e links. O SEO é sobre otimizar o robots.txt, aprimorar metadados, utilizar tags apropriadas, construir um sitemap estratégico, entre outros. E esta parte está relacionado com o Content Marketing, a partir do momento em que é necessário pensar nesses aprimoramentos a partir de uma perspetiva da experiência do utilizador (UX). Estes componentes técnicos de SEO estão presentes para atender o utilizador e promover o conteúdo.
- SEO exige um desempenho consistente. O Marketing de Conteúdo requer consistência. O Google gosta de conteúdo novo, uma vez que é indexado mais rapidamente e com maior classificação do que um conteúdo mais antigo. Portanto, um bom SEO significa publicação constante de conteúdo, ou seja, Content Marketing.
O Workshop sobre Search Engine Optimization da Academia APAN pretende explicar que o SEO já não é apenas o estudo de Keywords ou a formatação de texto, apesar destes elementos ainda serem essenciais. Este workshop, a cargo do formador Daniel Pereira (Google Regional Trainer, Director Executivo da MindSEO, Docente Universitário nas áreas de SEO e Web Analytics), foi desenhado para quem pretende alargar os seus conhecimentos em SEO e melhorar de imediato os seus resultados e eficiência operacional. São abordados temas e tendências do Webdesign, User-interaction e o conceito de SEO como a análise de um ecossistema, ou seja, romper com as limitações da análise on-page, das keywords, meta titles, etc. Para isso é efetuada a validação do website como parte integrante de um ecossistema digital, as respetivas cadeias de Link-Juice entre os diferentes elementos, e a implicação da arquitetura de informação, do User-Experience e outras questões relacionadas.