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10 Out 2017

A importância do SEO e do Content Marketing para um conteúdo de sucesso

SEO (Search Engine Optimization) é o processo pelo qual uma página de um website é otimizada para se apresentar nas melhores posições nos motores de busca, como o Google. Abrange estratégias, como a otimização de elementos na página, utilização de palavras-chave específicas, melhorar a experiência do usuário, construção de hiperligações de alta qualidade, entre outros.

O Content Marketing, por outro lado, envolve a criação de conteúdo de qualidade, relevante e útil com o objetivo de educar, informar ou entreter o público-alvo (futuro ou atual cliente), auxiliando-o em todo o processo de compra e atraindo-o de forma natural. Inclui desde publicações em blogs e artigos, a infografias e vídeos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Marketing de Conteúdo e o SEO funcionam muito bem juntos, encaixam-se. A colocação de palavras-chave no conteúdo criado ajuda a classificá-lo melhor nos motores de busca, o que atrairá mais tráfego e aumentará a visibilidade. Por outro lado, adicionar um conteúdo forte ao website irá melhorar a autoridade da marca, o que dará um impulso ao SEO global. Ou seja, para um conteúdo ser bem-sucedido, tem de ter um ótimo SEO, assim como o SEO só funciona bem, se o conteúdo for de qualidade.

No entanto, o SEO não é apenas palavras-chave ou frases, e o Marketing de Conteúdo é mais do que apenas criar artigos e outras formas de conteúdo online em torno de palavras-chave de alto volume que direcionarão muito tráfego. A análise de palavras-chave que os visitantes pesquisam, o rastreamento do seu caminho no website, o estudo de quanto tempo eles permanecem nas páginas e quais eles visitam em seguida, deve ser usado como uma forma de estudar e conhecer melhor o público-alvo – as suas necessidades, preferências e problemas. Ao descobrir-se a intenção por trás de uma pesquisa é possível criar o melhor conteúdo que agregue valor, forneça informações, conselhos e responda às dúvidas dos visitantes, tornando-o memorável e difícil de ignorar.

Neil Patel, conhecido profissional de Marketing, sugere alguns parâmetros que asseguram a importância da combinação entre SEO e Content Marketing para um ótimo conteúdo, bem classificado nos motores de pesquisa:

  • SEO exige conteúdo. O Marketing de Conteúdo é conteúdo. Não há SEO sem conteúdo. E o Content Marketing é sobre conteúdo. A aplicação prática do SEO é a própria substância do Content Marketing.
  • SEO exige palavras-chave. O Marketing de Conteúdo significa usar palavras-chave. A componente fundamental do SEO são as palavras-chave – pesquisando-as, utilizando-as e rastreando a sua classificação. A única maneira de usar as palavras-chave é empregá-las estrategicamente em todo o conteúdo, ou seja, Content Marketing.
  • SEO exige hiperligações. O Marketing de Conteúdo introduz hiperligações. A única maneira de obter um linkback é ter um conteúdo de qualidade, ou seja, é importante ter o elemento indispensável do Content Marketing.
  • SEO exige otimização técnica. O Marketing de Conteúdo precisa de proporcionar uma ótima Experiência do Utilizador (UX). O SEO é mais do que apenas artigos de blog, palavras-chave e links. O SEO é sobre otimizar o robots.txt, aprimorar metadados, utilizar tags apropriadas, construir um sitemap estratégico, entre outros. E esta parte está relacionado com o Content Marketing, a partir do momento em que é necessário pensar nesses aprimoramentos a partir de uma perspetiva da experiência do utilizador (UX). Estes componentes técnicos de SEO estão presentes para atender o utilizador e promover o conteúdo.
  • SEO exige um desempenho consistente. O Marketing de Conteúdo requer consistência. O Google gosta de conteúdo novo, uma vez que é indexado mais rapidamente e com maior classificação do que um conteúdo mais antigo. Portanto, um bom SEO significa publicação constante de conteúdo, ou seja, Content Marketing.

Workshop sobre Search Engine Optimization da Academia APAN pretende explicar que o SEO já não é apenas o estudo de Keywords ou a formatação de texto, apesar destes elementos ainda serem essenciais. Este workshop, a cargo do formador Daniel Pereira (Google Regional Trainer, Director Executivo da MindSEO, Docente Universitário nas áreas de SEO e Web Analytics), foi desenhado para quem pretende alargar os seus conhecimentos em SEO e melhorar de imediato os seus resultados e eficiência operacional. São abordados temas e tendências do Webdesign, User-interaction e o conceito de SEO como a análise de um ecossistema, ou seja, romper com as limitações da análise on-page, das keywords, meta titles, etc. Para isso é efetuada a validação do website como parte integrante de um ecossistema digital, as respetivas cadeias de Link-Juice entre os diferentes elementos, e a implicação da arquitetura de informação, do User-Experience e outras questões relacionadas.

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