Escrita Criativa e Storytelling são a mesma coisa?
Escrita Criativa e Storytelling são a mesma coisa?
Não.
Dou formação nas duas áreas e embora, por vezes, as misture, uma coisa não tem obrigatoriamente a ver com a outra.
Vamos imaginar que entramos numa casa inabitada há muitos anos. Temos de limpar o pó, afastar as teias de aranha, sacudir os tapetes, lavar a fundo os azulejos, esfregar os vidros até à exaustão. Isso é a Escrita Criativa. Ou seja, abanar a nossa mente, deitar fora o que não interessa, polir o que deve ser guardado, descobrir compartimentos novos na nossa cabeça.
A Escrita Criativa é a distribuição de um conjunto de estímulos que ajudam a desempoeirar a mente. É uma desbloqueadora de ideias. É a maior inimiga da folha em branco.
Então o que é o Storytelling na casa inabitada? É quando tudo já está limpo e arejado e compomos a decoração que vai contar a história da casa. Livros nas prateleiras, fotografias das férias nas molduras, quadros na parede… Isto é, arrumamos as ideias, escolhemos o que é relevante, o que nos toca no coração e contamos uma história.
Storytelling é o poder de contar histórias. Para ter esse poder, basta juntar os ingredientes certos, nas quantidades certas, mexê-los com a colher certa e na direção certa para conseguir cativar, inspirar e emocionar a sua audiência.
Se é preciso limpar a casa antes de pendurar os quartos? Às vezes sim, outras vezes não. O que não podemos achar é que sacudir o tapete é a mesma coisa que escolher as melhores fotografias para as molduras da sala.
Wonderfully explained! I cannot think of any better way to explain this to an audience. Cheers.