
Neste Hall of Fame de Maio de 2025, Entrevista com, fomos conhecer melhor a Solange Farinha, Membro da Comissão Executiva com a responsabilidade de Marketing, Cliente e Digital da Auchan.
AoV: Quem é a Solange Farinha?
Solange Farinha: Sou antes de tudo mulher. Sou moçambicana naturalizada Portuguesa e o resultado da mestiçagem de Portugueses com Africanos, Espanhóis e Franceses. Os meus amores são o Mateus (filho de 26 anos) e o António (meu companheiro há 22 anos). Já vivi em 4 países e em 10 cidades. Por acaso tenho 58 anos, o que não me define em nada, mas torna esta resposta mais longa 🙂
Por decisão e por convicção sou parte da equipa que faz a Auchan acontecer há 18 anos. Sou membro da Comissão Executiva, com a responsabilidade do Marketing, Cliente e Digital, represento a Auchan na Vice-Presidência da APED e nos Conselhos de Administração da Sociedade Ponto Verde, SDR Portugal e SDRetalhistas. Nos 18 anos anteriores, passei pela Unilever (2), Gillette Company (14) e Coca-Cola Cpy (2), em Portugal, Espanha e Brasil.
Gosto da luz, de quem dela vem ou de quem a traz. Gosto de pessoas autênticas, que se assumem com generosidade ou com risco. Convivo mal com a cobardia e a deslealdade.
AoV: Qual a missão/visão do Auchan Portugal e como é que se reflete no seu dia a dia?
Solange Farinha: O propósito da Auchan é Alimentar uma Vida Melhor, preservando o Planeta. O que se traduz na missão de tornar atrativos e acessíveis ao maior número de pessoas, produtos e serviços centrados na alimentação, saudáveis e amigos do ambiente.
No meu dia a dia isto começa por se refletir na forma como sou liderada e como lidero, nas minhas decisões de estratégia e investimento e na busca incessante de criar um contexto que permita à minha equipa autonomia de decisão alinhada pelo propósito e missão da marca.
A minha missão profissional é fazer com que os Portugueses vejam a Auchan como uma marca com sentido, que lhes conquista o coração, para ganhar a sua preferência, precisamente porque a nossa entrega é consistente com o nosso propósito e missão, no Preço, nos Produtos das Nossas Marcas e dos nossos Produtores Locais, na Conveniência, na Relação, no Cuidado com as Pessoas e com o Planeta, e como isto tudo resulta em experiências com boas memórias.
AoV: Qual o maior desafio para 2025?
Solange Farinha: A integração do Minipreço no universo Auchan, o Rebranding das 450 lojas, a mudança de Clube de Fidelização e do atendimento ao cliente com um sorriso autêntico. Como minimizar a fricção e o impacto dela na Marca Auchan, pelos incómodos e também pelos erros que todas estas mudanças costumam provocar.
AoV: Quais as conquistas/projetos das sua marcas que mais se orgulha?
Solange Farinha: Orgulho-me que ter liderado uma equipa de gente muito tenaz e muito profissional, que refundou o ecossistema de gestão de cliente da Auchan Retail Portugal. Há um antes e um depois. Isto contribui diariamente para que a Auchan possa ser mais eficiente a Alimentar uma Vida Melhor, preservando o Planeta.
AoV: Qual a sua maior fonte de inspiração? Onde vai buscar a sua energia?
Solange Farinha: A minha maior fonte de inspiração vem de querer melhorar a vida das pessoas, de ter impacto. A mudança, a transformação, o aprender e aplicar, são uma enorme fonte de entusiasmo e energia.
AoV: Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na sua vida profissional?
Solange Farinha: Ter trabalhado com um senhor chamado João Paixão, que deu estrutura ao meu entusiasmo e uma muito eficaz lição de liderança – quando alguém nos apresenta um “grande” problema, convém que as nossas perguntas e contributos o transformem num mais pequeno e solúvel, em vez de num ainda maior.
AoV: Qual o seu passatempo/atividade preferida e porquê?
Solange Farinha: Eu adoro cuidar da horta biológica no meu jardim. Tem um pouco de quase tudo para a família e ainda faz dos vizinhos felizes contemplados.
AoV: Que livro, filme ou museu acha que todos deveriam ter lido ou visto?
Solange Farinha: E porque comprar é também um ato político, acho que todos deveriam ler “A mulher do dragão vermelho”, livro do José Rodrigues dos Santos.
AoV: Que sabedoria de vida ou conselho de ouro gostaria de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?
Solange Farinha: Learning is the job (by Pär Lager, na APED Summit 2025)
Saiba mais sobre a APAN.