No âmbito do seu DIGITALFORUM, a WFA – World Federation of Advertisers fez um estudo junto dos seus associados com o objetivo de aprofundar as mudanças que as empresas estão a viver devido ao impacto do digital sobre o comportamento dos consumidores e as vantagens competitivas que se pretendem conseguir através de uma adequada gestão dessas mudanças, interna e externamente, cada vez mais conhecidas como “transformação digital”.
Com o apoio da Digital Consultancy, uma empresa independente de estratégia digital, foi possível elaborar algumas recomendações, que ajudam no processo da irreversível transformação digital das organizações.
A lista não é exaustiva, uma vez que podem existir diferentes abordagens para diminuir este distanciamento entre cidadãos e organizações.
- Definição: Documente os fatores que estão a alterar o seu negócio e estabeleça objetivos empresariais para a Administração, os funcionários e público externo envolvidos no seu negócio.
- Objetivo: Estabeleça objetivos tão cedo quanto possível para ganhar comprometimentos e evitar que o percurso de transformação se desvie do caminho certo.
- Audiência: Determine o “quem”, para que o processo de planificação do percurso e a avaliação da experiência sejam reais. Hoje em dia, a segmentação tradicional é muito geral para essas experiências reais centradas em evidências de dados dos percursos do consumidor, seja on-line ou off-line.
- Mercado: Os mercados diferem na sua experiência e necessidades digitais; perceba e utilize esse conhecimento para testar e aprender. Lembre-se de ‘roubar com orgulho’ de outros mercados.
- Experiência do consumidor: Utilize um método comprovado, construído a partir de dados factuais, para identificar quais as falhas que têm de ser colmatadas. Isso permitir-lhe-á identificar as iniciativas piloto ou experiências a testar que irão ajudar a sustentar o novo e melhorado modelo de negócio.
- Análise & Dados: O mais provável é que as evidências estejam nos dados; garanta que tem o parceiro ideal para as descobrir.
- Gestão de equipas e das partes interessadas: Identifique equipas multifuncionais, com responsabilidades claras para ajudar a desafiar e incorporar os imperativos do negócio por detrás da transformação digital.
- Orçamento: Faça umo orçamento para o processo e para o caminho, não apenas para a estratégia. Inclua competências, formação, tempo, desenvolvimento piloto (entre outros).
- Organização do tempo: Esteja consciente de cada passo e da forma como cada um deles se integra no processo para cumprir com os objetivos definidos.
- Avaliação: Desafie as avaliações tradicionais. Pode não saber no início qual a medição ou o ROI na fase de briefing, mas deixe claro que pretende medir a sua atividade. Proponha o tipo de rentabilidade que espera. Isso servirá de informação para o esforço do fornecedor. Aloque um orçamento para a avaliação.