O júri está a avaliar as 114 campanhas, repartidas pelas 15 categorias a concurso, recebidas nesta 13ª edição dos Prémios à Eficácia da Comunicação. Organizados pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e pelo Grupo Consultores, os Prémios à Eficácia da Comunicação premeiam a eficácia das campanhas candidatas a um conjunto diversificado e consistente de categorias.
Apesar das 15 categorias a concurso terem um número de candidaturas equilibrado, destaca-se a categoria «Utilização Criativa de Meios» que assumiu a liderança deste ano, com 14 inscrições, e que ‘destronou’ «Envolvimento de Comunidades» que tinha tido mais inscrições no ano passado. «Alimentação e Bebidas» e «Restantes Serviços e Administração Pública» foram também as categorias com mais inscrições, 13 cada uma.
A categoria novidade deste ano, Comunicação Tática, que visa premiar as ações de comunicação táticas que se tenham aproveitado de uma determinada circunstância ou oportunidade alheia à marca, recebeu 7 casos.
Dos anunciantes inscritos nesta edição, a Unicer lidera a lista de candidaturas, com um total de 10, seguida pelo Turismo de Portugal com 7 casos inscritos. No universo das agências, a Initiative, a Arena, a BAR e a Fullsix lideram o número de inscrições.
Os 114 casos podem ser conhecidos em detalhe em www.premioseficacia.org, assim como os 54 anunciantes e 46 agências que integram as diferentes campanhas.
Os finalistas de cada categoria – que irão competir pelos galardões da eficácia – vão ser conhecidos em setembro, antecipando a grande gala de entrega de prémios, agendada para 23 de novembro.
Número de Inscrições por Categoria:
- Alimentação e Bebidas (13)
- Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar (8)
- Produtos de Consumo Duradouro (6)
- Telecomunicações e Media (7)
- Serviços Financeiros e Seguros (8)
- Distribuição e Restauração (6)
- Restantes Serviços e Administração Pública (13)
- Internacionalização (5)
- Ativação e Patrocínios (6)
- Comunicação Institucional (3)
- Utilização Criativa de Meios (14)
- Envolvimento de Comunidades (9)
- Low Budget (4)
- Responsabilidade Social (5)
- Comunicação Tática (7)
A 13ª edição dos Prémios à Eficácia conta com o patrocínio da Cemusa, Filmbrokers, TVI, CTT e GFK.