Será já no próximo dia 9 de maio que abrem oficialmente as candidaturas para a 15.ª edição dos Prémios Eficácia. A apresentação está marcada para as 09h30, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide).
Neste encontro iremos contar com apresentação da Pernod Ricard, que recebeu o Grande Prémio à Eficácia 2018 com a campanha Jameson St. Patrick’s Bar, o primeiro Whatsapp bar do mundo, uma produção da FUEL e da Mindshare.
Os Prémios Eficácia são uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Exoticology que este ano traz novidades nas categorias dos Prémios. Teremos 16 categorias, oito setoriais e oito específicas. Nas categorias específicas temos uma nova categoria a concurso, “Lançamento de novos produtos”, e a categoria de “Responsabilidade Social” muda para “Força do Bem”, passando a abranger todos os esforços de comunicação de marcas ou instituições de solidariedade que combinem de forma eficaz, objetivos de negócio com causas sociais, ambientais ou culturais e que tenham conseguido ligar essas causas à estratégia global de marca, com impacto positivo na sociedade e no negócio. Ainda nas categorias específicas, a “Internacionalização” foi descontinuada. No evento de apresentação, Pedro Loureiro, secretário do júri, detalhará todas as novidades de 2019.
À semelhança das edições anteriores, as candidaturas podem ser feitas no site www.premioseficacia.org até 28 de junho. Podem ser inscritas todas as ações de comunicação que tenham sido difundidas, por qualquer meio, entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de maio de 2019, ainda que o início ou o seu fim possa ser anterior ou posterior a estas datas.
Uma iniciativa única em Portugal, que premeia a excelência em comunicação e a demonstração da Eficácia, avaliando detalhadamente: objetivos, estratégia, criação, realização, planeamento e, por fim, os resultados alcançados pelas campanhas. As bases de participação estão também disponíveis no site.
O Júri integra 12 profissionais experientes de diferentes áreas da comunicação – anunciantes, agências e meio académico:
• Edson Ataíde, FCB Lisboa
• Francisco Teixeira, Initiative
• Joana Garoupa, GALP (presidente do júri)
• João Cardoso, Group M
• João Pedro Pereira, ERA
• José Afonso, Henkel
• Luis Veríssimo, Academia APAN
• Miguel Almeida, Continente
• Miguel Ralha, BAR Ogilvy
• Nuno Jerónimo, Escritório
• Paula Brandão, Research Nestlé
• Paulo Tomé, Novo Banco
A 15ª edição dos Prémios à Eficácia conta com mais um patrocinador – Marktest/Markdata, que se junta à Cemusa, Film Brokers, TVI, CTT, Adstream e YouTube, e com o apoio da Briefing e da Universidade Nova de Lisboa.
Mais informações em www.premioseficacia.org, um site totalmente renovado onde é possível consultar todo o historial dos prémios desde 2006.