A Confederação Mundial de Anunciante (WFA) reuniu 25 influentes Diretores de Marketing para identificarem formas de resolver os grandes desafios que enfrentam os anunciantes no ecossistema digital. No encontro identificaram-se cinco mudanças importantes que os anunciantes podem fazer:
1. Ter um papel de liderança junto das agências. Envolvê-las na visão e nas métricas de negócio. Encontrarem soluções que garantam que todos trabalham para o mesmo resultado.
2. Antes de recorrer a consultores procure ter na sua equipa bons profissionais, focados no negócio. Talvez não precise de procurar no exterior; O talento “pode sempre ser reorientado e há muitos profissionais interessados em ter novos desafios”. Na contratação de analistas de dados, e para maximizar resultados, assegure que são bons contadores de histórias.
3. A propriedade dos seus dados continua a ser um assunto crítico, mas antes de se precipitar a investir num DMP (Data Management Platform), pense primeiro no seu Ad Server. Envolva a sua equipa de marketing e compras, a não ser que queira que os seus fees sejam consideravelmente maiores do que os apresentados pela sua agência. No entanto, não perca de vista o talento e as competências da sua agência. Mesmo que desenvolva internamente a sua tecnologia, pode contar com o profissionalismo das agências para orientar as soluções.
4. A tendência para fazer tudo “em casa” é um impulso crescente. Os Diretores de Marketing identificaram áreas em que trouxeram novas competências para dentro da empresa mas, nalguns casos, duplicaram o tamanho das suas equipas internas. As parcerias com agências e outras empresas continuam a ser indispensáveis. Como um dos membros explicou “as agências continuam a ser uma necessidade absoluta. Eu não posso fazer tudo internamente“.
5. Voltar ao essencial: marketing responsável… Como um membro partilhou: “Não devemos fazer nada no mundo digital que não faríamos no mundo real“. E isto não é apenas uma questão de segurança da marca. Trata-se de responsabilidade social para garantir que as marcas não financiam más pessoas. Cabe aos Diretores de Marketing criarem um quadro de atuação no qual a agência e os parceiros de media sejam responsabilizados.