25 Diretores de Marketing explicam como enfrentar as mudanças no mundo digital?

25 Diretores de Marketing explicam como enfrentar as mudanças no mundo digital?
07/08/2017 APAN

25 Diretores de Marketing explicam como enfrentar as mudanças no mundo digital?A Confederação Mundial de Anunciante (WFA) reuniu 25 influentes Diretores de Marketing para identificarem formas de resolver os grandes desafios que enfrentam os anunciantes no ecossistema digital. No encontro identificaram-se cinco mudanças importantes que os anunciantes podem fazer:

1. Ter um papel de liderança junto das agências. Envolvê-las na visão e nas métricas de negócio. Encontrarem soluções que garantam que todos trabalham para o mesmo resultado.

2. Antes de recorrer a consultores procure ter na sua equipa bons profissionais, focados no negócio. Talvez não precise de procurar no exterior; O talento “pode sempre ser reorientado e há muitos profissionais interessados em ter novos desafios”. Na contratação de analistas de dados, e para maximizar resultados, assegure que são bons contadores de histórias.

3. A propriedade dos seus dados continua a ser um assunto crítico, mas antes de se precipitar a investir num DMP (Data Management Platform), pense primeiro no seu Ad Server. Envolva a sua equipa de marketing e compras, a não ser que queira que os seus fees sejam consideravelmente maiores do que os apresentados pela sua agência. No entanto, não perca de vista o talento e as competências da sua agência. Mesmo que desenvolva internamente a sua tecnologia, pode contar com o profissionalismo das agências para orientar as soluções.

4. A tendência para fazer tudo “em casa” é um impulso crescente. Os Diretores de Marketing identificaram áreas em que trouxeram novas competências para dentro da empresa mas, nalguns casos, duplicaram o tamanho das suas equipas internas. As parcerias com agências e outras empresas continuam a ser indispensáveis. Como um dos membros explicou “as agências continuam a ser uma necessidade absoluta. Eu não posso fazer tudo internamente“.

5. Voltar ao essencial: marketing responsável… Como um membro partilhou: “Não devemos fazer nada no mundo digital que não faríamos no mundo real“. E isto não é apenas uma questão de segurança da marca. Trata-se de responsabilidade social para garantir que as marcas não financiam más pessoas. Cabe aos Diretores de Marketing criarem um quadro de atuação no qual a agência e os parceiros de media sejam responsabilizados.

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