Utilização inteligente de dados e tecnologia ao serviço do Marketing foi o tema do 6.º Fórum de Líderes da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que decorreu dia 11 de outubro, no Estádio Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa.
Esta iniciativa, realizada à porta fechada, contou com a presença de diretores de marketing e comunicação de 30 empresas a operar em Portugal, com o objetivo que refletir sobre temas atuais, relevantes e transversais a todos os setores.
Especialistas da agência internacional de marketing digital The Science of Digital lançaram o mote e explicaram, com recurso a case studies, como as “empresas inteligentes” que recolhem, analisam e ativam os dados de forma eficaz podem gerar vantagens competitivas.
José Antonio Martínez, ex-Country Manager do Google em Portugal e Espanha, fundador e CEO da The Science of Digital e autor do livro “The Virtuous Circle of Data: The Rise of Smart Companies”, foi o principal orador deste Fórum de Líderes. O orador explicou a importância do marketing analítico para segmentação dos públicos, de forma a otimizar recursos das empresas e a criar vantagens competitivas, num mercado em contante evolução.
Por sua vez, Santiago Larrauri, Business Development Manager da The Science of Digital, debateu o Marketing Programático e o valor dos dados no Marketing Digital. O profissional partilhou uma visão sobre a transformação digital analítica e como a tecnologia pode ajudar na otimização de estratégias de marketing digital, abordando temas como Performance Marketing, Publicidade Programática, Big Data e Machine Learning.
Estas intervenções foram completadas com a apresentação de dois casos práticos – Grupo Pestana e 360 Imprimir.
Luis Monteiro, administrador executivo do Pestana Hotel Group e responsável pela área Digital, explicou alguns passos sobre a implementação da estratégia de transformação digital deste grupo hoteleiro português, com mais de 45 anos no mercado. João Alves, Head of Search, Retargeting e SEO da 360 Imprimir, a primeira gráfica online Portuguesa partilhou o impacto que a gestão dos Data os ajudaram a transformar uma start up numa organização com presença em 4 países
Para Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, este encontro com parceiros estratégicos “pretende ajudar a atualizar conhecimentos e adquirir informação, além de ser importante para partilhar e discutir boas práticas e acompanhar as tendências do mercado. Continuamos a investir no Fórum como uma plataforma privilegiada de networking entre profissionais responsáveis por tomar decisões todos em dias em relação às suas marcas, proporcionando oportunidades de proximidade e diálogo que se têm revelado benéficas para os próprios e para as suas empresas”, continua Manuela Botelho.