A poluição nos mares é um dos maiores problemas que coloca em causa a sustentabilidade, e é uma situação que se verifica por todo o mundo. No México, estima-se que cerca de 750 milhões de embalagens de plástico acabem no mar, todos os anos. A marca Corona, que se compromete em ser um agente ativo na luta contra a poluição de plástico, desenvolveu uma campanha onde a população mexicana se pode juntar à missão.
A ideia da agência de Nova Iorque, We Believers, em conjunto com a empresa México Recicla e a organização ambiental MazConZiencia, desenvolveu o “Plastic Fishing Tournament” que, tal como o nome indica, tratou-se de uma competição em Mazatlán, México, que desafiou os pescadores locais a recolherem plástico do Oceano Pacífico que banha o país, em troca de um prémio monetário.
Ao longo de quatro horas, 80 pescadores em 30 barcos conseguiram retirar 2,9 toneladas de plástico do canal entre Isla de la Piedra e o Esto Urias – uma área que tem sofrido significativamente com o lixo deixado pelos turistas.
O barco vencedor conseguiu apanhar 319kg de plástico e recebeu um prémio de 15.000 pesos mexicanos (cerca de 636€). O segundo classificado, com 212kg de plástico recolhido, ganhou 10.000 pesos mexicanos (cerca de 424€) e o terceiro lugar pertenceu ao barco que pescou 200kg de plástico, recebendo 5.000 pesos mexicanos (cerca de 212€). Todos os pescadores ganharam uma medalha de participação e vouchers para comprar utensílios feitos de materiais reciclados para lavar os barcos. O objetivo dos prémios tinha um significado mais profundo do que dar uma recompensa aos participantes: ensinar-lhes sobre a possibilidade de obterem uma segunda fonte de rendimento ao recolherem plástico do oceano e entregá-lo a organizações de reciclagem.
Gustavo Lauria, co-fundador da agência We Believers, explica que a combinação da poluição de plásticos nos oceanos e a pesca em demasia afeta diretamente as comunidades piscatórias locais, especialmente no México. Diz ainda que “quando os pescadores chegam ao oceano, encontram muito mais plástico do que peixe, e o peixe que pescam é bem menor do que aquele que capturavam há uma década. É assim que conectamos os pontos para incentivá-los a recolher plástico em vez de peixes, criando uma nova fonte de rendimento entre as suas comunidades”.
Todo o plástico retirado do mar é agora reciclado pela México Recicla, localizado em Ecatepec, o município mexicano com o maior nível de crimes de ódio contra as mulheres. A empresa tem, por isso, o objetivo de habilitar as mulheres (que correspondem a 60% dos seus colaboradores), através da independência económica. Desde dezembro de 2020, com a parceria com a Corona, a México Recicla já conseguiu obter mais de 5 milhões de quilos de plástico.
Veja o vídeo da campanha aqui.