Adidas e Allbirds, rivais no segmento de roupa desportiva, associaram-se para criar uns ténis de corrida com uma baixa pegada ecológica, mais precisamente com apenas 2,94kg de emissão de carbono por par – o nível mais baixo alguma vez alcançado por qualquer uma das marcas.
A Futurecraft, incubadora de inovação da Adidas, trabalhou com a Allbirds para repensar materiais, técnicas de fabrico e embalagem dos produtos, de modo a atingir a pegada carbónica mais baixa possível. As marcas partilharam informação e colaboraram digitalmente desde o desenvolvimento até à entrega para criar a Futurecraft.Footprint, no espaço de apenas um ano.
A ambição do projeto é que o vestuário desportivo seja feito com uma pegada de carbono neutra. Embora ainda não tenham chegado a zero, ambas as marcas anunciam a realização da conquista inferior a 3kg, como um grande passo na direção certa, especialmente considerando que a pegada média de carbono para um par de ténis de corrida de alto desempenho está entre 10kg a 15kg de CO2e (dióxido de carbono equivalente).
Os ténis de corrida foram testados com os mesmos padrões de desempenho de todos os outros ténis de atletismo da Adidas. Passaram por um rigoroso processo de aprovação para demonstrar que ser sustentável não significa comprometer o desempenho.
O material da parte superior do calçado feito com 70% de poliéster reciclado e 30% com Tencel natural, um derivado de polpa de madeira. A sola foi inspirada na palmilha intermédia da Adidas Lightstrike, mas feita com um material à base de cana-de-açúcar, ao qual a Allbirds chama de SweetFoam. O Futurecraft.Footprint só estará disponível em branco, porque o tingimento requer energia desnecessária, enquanto a natureza leve dos ténis torna o transporte menos carbo-intenso.
Os ténis Futurecraft.Footprint foram apresentados num livestream com os designers do projeto de ambas as marcas a partilhar a fórmula que tornou possível este projeto em parceria. Os destaques de cada um foram transformados numa série de cinco conteúdos chamada “Made to Fit the Planet”, que cobre áreas do processo como a colaboração em vez de competição, a arte da redução e baixo carbono com alto desempenho.
100 pares do protótipo foram sorteados através do programa de membros da Adidas, Creators Club. Agora, no Outono/Inverno serão disponibilizados mais 10.000 pares, antes do lançamento mais alargado na Primavera / Verão de 2022. Os ténis também foram distribuídos a atletas olímpicos antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
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