O que é que as grandes histórias das marcas podem fazer pelos negócios?

O que é que as grandes histórias das marcas podem fazer pelos negócios?
21/12/2017 APAN

Confederação Mundial de Anunciante (WFA)Num ano em que as questões técnicas e de transparência dos media foram submetidas a um severo escrutínio, as grandes histórias de marca são um contraponto fundamental para os desafios atuais da gestão de media.

Centrados na importância de desenvolver, defender e demonstrar o valor de uma marca forte, 18 líderes de marketing reuniram-se, recentemente, no WFA CMO Forum, em Singapura, para discutir o que é preciso para uma marca ‘levantar voo’ e porque é que uma marca forte é fundamental para qualquer negócio.

  • Uma boa marca vai a qualquer lado
    Está provado que as marcas fortes impulsionam consistentemente e positivamente os preços das ações em bolsa e perdem mais lentamente valor numa recessão, emergindo com uma vantagem competitiva sustentável. É uma atividade de longo prazo, mas que literalmente paga dividendos.
  • O branding traz valor não apenas para os acionistas, mas também para o público interno
    Está provado por estudos que uma marca corporativa forte tem um extraordinário impacto entre os colaboradores, que é visível no orgulho com que a representam.
  • Uma abordagem de dentro para fora é o mais acertado
    É absolutamente relevante para o negócio conquistar primeiro os colaboradores, ou melhor, os “defensores internos”. Como referiu um dos responsáveis de marketing, “antes de o trabalho criativo ser partilhado publicamente, certificamo-nos de que o mostramos primeiro aos nossos colaboradores, e é uma forma de eles se sentirem parte do projeto”.
  • Uma marca corporativa forte tem o poder de unir uma empresa
    Uma marca corporativa forte atravessa barreiras e atua como um denominador comum em conversas de marketing.
  • Num contexto orientado para vendas a história da marca precisa de ser melhor vendida
    Nãos se consegue mudar a cultura de empresa de um dia para o outro e a conquista dos profissionais de vendas pode precisar de mais tempo, já que o marketing não é o seu parceiro mais natural e por estarem condicionados por negócios táticos. “É importante manter as armas” refere um dos CMO’s “e no momento em que se atingem os resultados pretendidos, não hesitar em gritar sobre os seus sucessos!”
  • É tudo sobre ‘storytelling’
    Especialmente com novas marcas ou relançamentos. “Precisamos levar o nosso público na nossa viagem, inclui-los e envolve-los – eles precisam conhecer-nos”, como referiu um marketer sénior.
  • Os vídeos contam as melhores histórias
    O impacto visual dos vídeos não pode ser negado. “No nosso mercado-chave, o público chegou até nós não pelos nossos produtos mas pelos anúncios mais vistos e instantaneamente reconhecidos “, disse uma profissional.
  • Com um propósito global levado através de lentes locais …
    A lente local certa é fundamental para a forma como a marca é percebida e recebida
  • …posicionando-a corretamente para a audiência certa
    Quer se tratem de pequenos ajustes que adaptem a mensagem, ou declarações ousadas que chamam a atenção do público-alvo “é preciso fazer o que for necessário para ecoar junto do público que procuramos”.
  • Uma marca corajosa nasce de um briefing corajoso
    “Desafiámos a nossa agência a fazer o melhor trabalho que conseguiam. Assustem-nos, dissemos. E eles assim o fizeram. Da melhor maneira possível”, referiu uma das profissionais.

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