As tendências da inovação e da sustentabilidade na comunicação

As tendências da inovação e da sustentabilidade na comunicação
30/09/2021 APAN

Podcast “A Anunciar o Futuro”Após um ciclo de 24 episódios semanais, chega ao fim a parceria da APAN com a Rádio Observador, com o podcast “A Anunciar o Futuro”. Ao longo de quase 6 meses ouvimos 24 profissionais do marketing e da comunicação de grandes empresas a falar sobre tendências que marcam o setor e qual o caminho para o sucesso das marcas.

Uma das últimas etapas desta viagem foi sobre Retail Media, uma nova tendência que tem dadao que falar nos últimos tempos. Para desconstruir o tema, contamos com o Diretor de Media e Social Media da Sonae MC, Miguel Almeida, que explica como é que os retalhistas se estão a tornar também um canal de media. Vários touch points com os clientes que podem ser ativados, como lojas físicas, lojas online, social media, apps, newsletters, entre outros. Neste sentido, é num bom equilíbrio entre todas estas ferramentas que se encontra um bom plano de comunicação. Um tema altamente transformacional que Miguel Almeida acredita tem imenso espaço para crescer, e que, ao analisar o mercado internacional, se encontram grandes players com estratégias dignas de serem estudadas.

Numa altura onde a ação sustentável é tão urgente, o podcast da APAN também convidou Ana Isabel Trigo de Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), para falar sobre o papel do marketing no caminho da sustentabilidade. Ana Isabel explica que as marcas estão a comunicar as abordagens de sustentabilidade que praticam na produção dos seus bens e serviços, tanto através da publicidade como da oferta de produtos.

No que toca à missão greeen do marketing, o exemplo é de um dos projetos que a SPV tem em prática atualmente – o Marketing Partilhado, onde um conjunto de marcas colaboram para fazer chegar a todos os consumidores as mensagens de boas-práticas da reciclagem e dar a conhecer as práticas a adotar depois do consumo das embalagens.

Ainda sobre a sustentabilidade, Susana Carvalho, fundadora da Earth Watchers, fala sobre o imperativo de uma estratégia de marketing sustentável ser elaborada à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de as marcas lançarem produtos e serviços que façam a diferença nas escolhas sustentáveis das pessoas.

Defende que as empresas podem e devem ser ativas na resolução de problemas na sociedade. Susana Carvalho compara a sustentabilidade à temática do digital, na medida em que, quando o mundo digital começou a ganhar força foi encarado como um desafio pelas empresas, que tiveram de se adaptar. Atualmente é uma parte banal do dia-a-dia das empresas. O mesmo irá acontecer com a Sustentabilidade – as empresas terão de se adaptar para que seja uma disciplina estratégica que pode revolucionar o marketing.

No fórum da inovação, Rita Torres Batista, Diretora de Marca e Comunicação da NOS fala sobre a enorme potencialidade do 5G, que oferece novas possibilidades para todos os setores, nomeadamente na Saúde, havendo maior facilidade na formação da equipa médica, ao poderem estar presentes em situações de cirurgia à distância. Também no desporto, em especial no futebol, onde se torna possível o acesso a mais informação, estatísticas e ângulos do jogo em tempo real.

Perante este contexto, os anunciantes têm o desafio de construírem marcas mais humanas e que sejam, também, realmente relevantes e impactantes. Com o 5G passam a ter acesso a novas ferramentas que permitem que a imaginação e a criatividade sejam o único limite para a sua comunicação.

Tiago Lopes, que representa a plataforma Playce, fala-nos de outra área da inovação. Defende que a TV sempre foi um dos meios menos smart na casa das pessoas, que servia quase exclusivamente para o broadcasting. Com o Playce, já é possível utilizar tecnologia para interagir de forma relevante e personalizada com os espectadores, através de uma segmentação muito profunda.

A inteligência artificial e as novas tecnologias vão fazer cada vez mais parte da nossa vida e o desafio é que se destinem apenas a servir as pessoas, sem que ocupem um papel substancial nas suas vidas. O objetivo é criar ecossistemas que permitem que os clientes recebam o tipo de mensagens que mais lhes interessa, em vez de se sentirem cansados com a informação excessiva e sem interesse que lhes chega através dos meios tradicionais. Para tal, é preciso ter uma história relevante e que faça sentido, acrescentando valor para o anunciante e, simultaneamente, para o consumidor.

A fechar esta viagem pelo podcast “Anunciar o Futuro” temos Américo Silva, Global Head of Integrated Brand & Communications na Shell. Fala-nos dos desafios que a sua empresa enfrenta, tanto a nível global como local, devido às perceções que o público tem sobre a marca e sobre o setor, mesmo que contraste com a realidade dos factos e estudos científicos.

No que toca à tecnologia, Américo Silva explica que, apesar de ser importante e de fácil acesso, a tecnologia per si não resolve problemas – é apenas um facilitador, por isso necessita que as pessoas estejam recetivas e que seja utilizada de forma interessante e com sentido.

Descubra estes e todos os episódios aqui.

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