O eBay, marca de e-commerce conhecida a nível global, promoveu durante um ano um programa para apoiar os negócios locais em Wolverhampton, em Inglaterra. A iniciativa, desenvolvida em parceria entre o governo local e a agência Sense, em Londres, teve como principal objetivo ajudar os pequenos e médios negócios a entrar no mercado online, permitindo-lhes escoar produto e competir a nível internacional.
O “Retail Revival” é um programa de relançamento do retalho que, com uma loja pop-up localizada no centro da cidade de Wolverhampton, ofereceu aos comerciantes locais a oportunidade de demonstrar, publicitar e vender os seus produtos através um QR Code, bem como participar em workshops e fazer networking.
Esta loja pop-up tinha também a função de “click & collect”, uma vez era um espaço onde os clientes podiam levantar as compras já realizadas. Para além disso, o eBay disponibilizava ainda coaching individual. Tudo para que os empreendedores conseguissem transferir as suas lojas físicas para o online.
No website do eBay pode ler-se: “o ‘Retail Revival’ é um programa inovador que ajuda os proprietários dos negócios locais, ensinando-lhes a melhor forma de escoar todo o seu inventário num mercado global, ao mesmo tempo que estreitam as suas relações dentro da comunidade de negócios locais”. De acordo com a empresa, nos três meses que se seguiram ao lançamento da campanha “Retail Revival” em Wolverhampton, os 64 negócios participantes lucraram, conjuntamente, cerca de um milhão de libras em vendas, registando um aumento médio de cerca de 41% cada.
Em janeiro deste ano, o eBay anunciou que, até à data, o programa “Retail Revival” contava já com cerca de 220 inscrições que resultaram em cerca de 80.000 transações, 10% das quais correspondiam a vendas internacionais
Dado o sucesso, o “Retail Revival” é já uma campanha global, com ativações semelhantes em várias cidades dos Estados Unidos.
Relançamento do comércio local ou da marca eBay?
O “Retail Revival” é uma campanha de reputação de marca que procura dissociar o eBay da imagem de empresa de venda de artigos em segunda mão. Revela uma empresa de e-commerce que evoluiu e tem atualmente uma ampla variedade de vendedores independentes, além de parcerias com grandes marcas que vendem os seus produtos através da plataforma.
A perceção pode ser difícil de mudar, mas o “Retail Revival” é um exemplo de ativação a longo prazo focado na construção e sustentação de uma imagem, que revela ainda o poder e influência deste gigante global, também defensor dos negócios locais.
O relatório “Crise na Eficácia da Criatividade” recentemente publicado pelo Institute of Practitioners in Advertising (IPA), no Reino Unido, explica que as campanhas pensadas com foco a longo prazo têm maior eficácia na construção da marca, na sua evolução no mercado e no aumento de vendas. Querem com isto afirmar que as empresas que estão a apostar em campanhas curtas, que rapidamente obtêm resultados orgânicos ou de PR, podem estar a causar danos nos negócios e minar a sua competitividade a longo prazo.
O “Retail Revival” é um excelente exemplo de campanha de construção de marca a longo prazo, tendo em conta que exige um período de implementação de um ano por cidade. E acredita-se que depois da Inglaterra e dos Estados Unidos se possa expandir a outros países. Aos poucos, a imagem de empresa de artigos em segunda mão irá diluir-se para sempre.