A Belong, empresa de telecomunicações australiana, lançou uma campanha para convencer as pessoas a mudar de operador, mostrando-lhes o impacto que a utilização dos dados móveis tem no meio ambiente. Lançada em 2013, a Belong é o primeiro operador de telecomunicações neutro em carbono da Austrália.
Numa tentativa de atrair novos clientes, a Belong lançou a aplicação “The Carbon Thumbprint”, que questiona os clientes de operadoras concorrentes sobre a utilização mensal de dados móveis e calcula a quantidade de CO2 que a atividade online pode produzir no período de um ano.
Leanne Boyd, brand and strategy Lead da Belong afirmou que: «ninguém pode gerir o que não mede. A nova app permite aos australianos estimar sua impressão digital de carbono em questão de segundos e, em seguida, neutralizá-la facilmente mudando para uma operadora de telecomunicações que faz isso por eles».
A aplicação foi desenvolvida pela Deloitte Digital em Londres. Para a promover a Belong apostou num anúncio de TV e numa campanha digital, na qual se destaca um anúncio no Spotify que estima a pegada de CO2 da utilização da plataforma de streamig de música através de um operador não neutro em carbono.
A campanha baseia-se não só no fator de diferenciação (ser uma operadora neutra em carbono), mas também chama a atenção das pessoas para uma questão ambiental que provavelmente não teriam considerando anteriormente. Um estudo recente conduzido pela Belong constatou que 92% dos australianos achavam que os dados móveis não contribuíam para as emissões de carbono. No entanto, as redes de dados móveis da Austrália produzem meio milhão de toneladas de CO2 por ano.