É com entusiasmo que nos despedimos de 2018, que ficou marcado pela comemoração dos 30 anos da APAN, e que abrimos os braços para receber 2019, confiantes e expectantes com os novos desafios que o novo ano nos guarda.
Vamos começar 2019 da melhor forma, com um jantar de encerramento das comemorações do nosso aniversário, e os resultados de um estudo inédito, elaborado pela Deloitte, sobre o Impacto da Publicidade em Portugal. Este evento, além de marcar a longevidade e a consistência da APAN, pretende promover a cooperação institucional entre operadores de diferentes áreas de atividade, relação que entendemos fundamental, sobretudo tendo em conta a importância e complexidade dos desafios que o futuro nos coloca, pelo que contamos ver todos os nossos associados, parceiros e amigos. Neste jantar iremos ainda apresentar outro documento inédito – Guia para uma Representação Responsável de Género na Publicidade. Não deixe de participar neste jantar, contactando-nos através de apan@apan.pt.
Quero também aproveitar para dar as boas-vindas aos 7 novos associados que acolhemos este ano na APAN. A partilha de experiências e de conhecimento continua a ser uma das prioridades da associação e é muito gratificante saber que a nossa ‘família’ continua a crescer e que as empresas continuam a ver a APAN como uma associação relevante e que faz a diferença e onde faz sentido estar associado.
Este foi mais um ano de intensa atividade, em que tratámos temas de grande relevância para os nossos associados e para indústria em geral.
Logo no início do ano, reunimos cerca de 400 profissionais na Fundação Champalimaud, em Lisboa, na conferência – “Trends: Inspiring tomorrow” sobre as novas tendências do marketing e da comunicação. Num mundo em acelerada transformação, o objetivo desta conferência foi inspirar os profissionais da indústria sobre novas tendências em quatro grandes áreas que envolvem esta atividade: ‘comportamento do consumidor’, ‘publicidade e conteúdo’, ‘estratégia e branding’ e ‘tecnologia e digital’.
Ao longo de todo o ano, a Academia APAN esteve em intensa atividade e atingiu o maior número de formandos de sempre, o que é um enorme reconhecimento da adequação das nossas formações às necessidades dos profissionais da indústria do marketing e da publicidade, e da qualidade do serviço prestado. Também foi o ano em que realizámos o maior número de ações de formação In-house, onde demos resposta a necessidades específicas das organizações onde atuámos. E fizemos tudo isto conseguindo um elevado nível de satisfação de todos os envolvidos.
Em setembro organizámos, para os nossos associados, mais uma edição do Fórum de Líderes sobre Adblocking, uma grande preocupação para os anunciantes e para a indústria da comunicação em todo o Mundo, onde associados e as suas agências puderam tomar consciência dos desafios que temos pela frente se não quisermos continuar a perder no digital, audiências para a publicidade.
O ano de 2018 foi também pontuado pela disponibilização de webinares internacionais, exclusivos para os nossos associados sobre temas de grande importância e atualidade como “Alcançar Resultados de Marketing Através dos Dados”, “O Futuro das Listas de Agências”, “A Importância do Conteúdo num Mundo Conectado”, “Estratégia para a Produção de Conteúdo de Influenciadores”, “Controlar o Caos na estratégia de produção de Conteúdos”, “O futuro da media Programática, “Publicidade Digital para crianças de acordo com o RGPD”, “A Diretiva e-Privacy e as Marcas”, entre outros.
Os Prémios à Eficácia, uma iniciativa da APAN em colaboração com a SCOPEN, celebraram mais uma vez as práticas de comunicação mais eficazes no nosso país, reconhecendo o bom desempenho dos nossos profissionais e o elevadíssimo nível de criatividade, solidez e capacidade que temos na indústria.
A defesa dos interesses dos seus associados continua a ser o principal objetivo da APAN e por isso continuamos a monitorizar e intervir em matérias importantes em discussão, como a Medição de Audiências, e a promover uma comunicação responsável junto dos nossos associados, defendendo a autorregulação como forma de elevar os padrões da publicidade e garantir a confiança e proteção dos consumidores em benefício de toda a comunidade.
Gostaria também de vos convidar a não perder a Conferência Mundial de Anunciantes, que no próximo ano se realiza em Lisboa, no Convento do Beato, a 28 de março, durante a Global Marketer Week. A APAN em conjunto com a World Federation of Advertisers recebem em Portugal cerca 250 delegados de mais de 30 países diferentes num conjunto de iniciativas das quais destacamos a Conferência Mundial de Anunciantes que contará com a participação de cerca de 12 oradores dos maiores anunciantes e agências mundiais e onde esperamos reunir um total de 700 profissionais da industria do marketing e da comunicação, que partilharão estratégias e visões num mundo em grande mudança.
Obrigada por seguirem connosco. Desejamos um 2019 em grande. Boas Festas!
Manuela Botelho, secretária-geral da APAN