Numa iniciativa conjunta da World Federation of Advertiser (WFA), da European Association of Communications Agencies (EACA) e do IAB Europe foi recentemente lançado um documento – Viewability Measurement Principles – que pretende harmonizar boas práticas e assegurar a existência de normas aplicadas à medição e comercialização da publicidade digital visível em todos os mercados europeus, e não só. Esta proposta é considerada um passo importante no sentido de fornecer métricas de exposição mais “realistas” para as marcas.
As medições de visibilidade mais precisas e consistentes ajudarão a estabelecer “oportunidades de visibilidade” digitais mais confiáveis, apoiando a necessidade de aumentar a comparabilidade com a TV e progredir relativamente aos GRP’s (Gross Rating Points).
Por sua vez, esta iniciativa ajudará a alcançar importantes ambições da indústria:
- Elevar os padrões de qualidade mínimos na medição da publicidade digital em todo o mercado europeu;
- Melhorar a experiência (digital) do utilizador no contexto de uma mudança de expectativas dos utilizadores;
- Medir a exposição do anúncio digital, um passo fundamental para aumentar a confiança na comercialização de anúncios digitais;
- Melhorar a confiança no mercado da publicidade digital.