A companhia ferroviária da Alemanha, Deutsche Bahn, usou fotos de locais pitorescos da Alemanha, que se assemelham a destinos turísticos estrangeiros conhecidos, para incentivar os alemães a passar férias no seu próprio país. A campanha “No Need to Fly – Around the World in Germany” foi desenvolvida pela Ogilvy Germany, em parceria com a Getty Images.
Segundo a Deutsche Bahn, 72% dos alemães viajam para o exterior nas suas férias. Com esta campanha, a rede de comboios procurou convencer os alemães de que “ir para fora cá dentro” seria tão emocionante quanto umas férias no estrangeiro e com a vantagem de não serem necessários grandes orçamentos.
Numa primeira fase, através do recurso a um algoritmo de comparação, foi possível identificar locais alemães que se assemelhassem a locais turísticos em todas as partes do mundo. Em seguida, usando dados do Facebook, a Deutsche Bahn mapeou os amantes de viagens com interesse em destinos específicos, no Instagram e no Facebook. Numa terceira e última fase, com a ajuda da tecnologia de geo-tagging e Google Search, exibiram os anúncios em vídeo, atualizados com preços em tempo real e com a comparação de dois locais icónicos (um na Alemanha e outro internacional), detalhando o custo da viagem de avião, partindo do aeroporto mais próximo, para esse local. O vídeo da campanha justapôs os milhares de euros que custa uma viagem para destinos como Veneza, Vancouver ou Tóquio, com a viagem de comboio de 19 Euros para visitar um local quase idêntico, mas na Alemanha.
Durante os primeiros 13 dias da “No Need to Fly – Around the World in Germany” foram criados 750 anúncios exclusivos. A campanha teve uma taxa de conversão de 6,61% e precipitou um aumento de 24% na receita da marca.
Férias ‘Instagramáveis’ ou como as redes sociais estão a influenciar o turismo
As redes socias, como o Instagram e o Facebook, podem influenciar bastante a tomada de decisão no momento de escolher o destino de férias, sobretudo junto do público mais jovem. Uma pesquisa realizada em 2018 pela WeSwap, empresa de câmbio londrina, avaliou a forma como as redes socias estão a impactar o turismo e percebeu que 37% dos consumidores entre os 18 e os 34 anos tiveram a escolha do seu destino de férias sugestionado pelas redes sociais.
O Instagram e o Facebook podem ser uma fonte de inspiração para os viajantes, mas o conseguir melhorar o engagement do feed através de posts com conteúdo diferente e interessante também pode levar os viajantes a seleccionar um destino em detrimento de outro. A mesma pesquisa revelou também que para 31% dos entrevistados a possibilidade de publicar imagens online é tão importante quanto a própria viagem.
A Deutsche Bahn percebeu que as experiências in loco e redes sociais estão intrinsecamente ligadas. O que acontece numa influencia a outra. A campanha “No Need to Fly – Around the World in Germany” utilizou a tendência para gerar comportamentos.
Além de apresentar os locais na Alemanha como atraentes, o que a companhia de comboios alemã também fez bem nesta campanha foi mostrar como estes destinos podem ser bem mais baratos do que os que os locais que os viajantes pretendem visitar, mas de avião. Ao apresentar o preço da Deutsche Bahn junto da alternativa do voo para o estrangeiro, faz com que rapidamente os 19 Euros na Alemanha pareçam muito mais estimulantes e atraentes. A campanha mostra que os alemães podem ter umas férias divertidas, pitorescas, de fazer inveja aos seus amigos e, simultaneamente, economizar algum dinheiro.