Nos dados do Observatório da Publicidade Digital referentes ao primeiro mês de 2021, estiveram ativas 31.015 campanhas, verificando-se um decréscimo quando comparado com o mês anterior (dezembro: 34.568).
No que diz respeito ao share-of-voice, o Entretenimento continuou a manter o primeiro lugar da tabela (11,6%), mas regista em janeiro um pequeno decréscimo em relação ao mês anterior (12,3% em novembro), continuando a distanciar-se dos restantes sectores da tabela. Em segundo lugar continua a Distribuição com 6,9%, registando uma pequena descida comparativamente aos valores atingidos em dezembro (7,9%), e em terceiro lugar encontra-se o setor Financeiro (5,7%). O setor Automóvel continua em quarto lugar (5,2%), tendo registado um aumento em relação ao mês de dezembro (3,7%). Já Alimentação e Bebidas registou um decréscimo, passando de quinto lugar (2,9%) em dezembro para décimo lugar (1,6%) em janeiro
O MREC continua a ser o formato mais utilizado. 45% das campanhas foram compradas de forma não programática, e apenas 8% resultaram de compras 100% programáticas, percentagens que têm sofrido poucas oscilações nos últimos meses.
O Observatório da Publicidade Digital para Portugal é uma iniciativa da APAN, em colaboração com a Adjiin, e permite avaliar tendências de investimento neste meio em Portugal, quer em termos globais, quer em termos setoriais. Está disponível para consulta no site da APAN. Veja AQUI.