A APAN, em colaboração com a Adjiin, lançaram o primeiro Observatório da Publicidade Digital para o mercado nacional. Uma ferramenta que vai permitir avaliar tendências de investimento neste meio, quer em termos globais, quer em termos setoriais.
A APAN On View passará a disponibilizar mensalmente (até ao dia 15 de cada mês) um conjunto de informação relativa aos investimentos das marcas no meio digital. Esta ferramenta permite-nos acompanhar tendências de investimento permitindo acompanhar os setores (e as marcas) que mais estão a investir neste meio, em que formatos, e em que posição no ecrã.
De acordo com os dados revelados referentes ao mês de maio, estiveram ativas 33.150 campanhas (+505 do que em abril), sendo os setores do entretenimento (7,5%), dos media (6,2%) e financeiro (5,0%) aqueles com maior share-of-voice. O primeiro e o segundo lugar mantêm-se idênticos ao mês anterior, o terceiro alterou-se: antes tínhamos as instituições e estado com 3,8% que passaram agora para o 8.º lugar com 1,7% – uma alteração que se justifica pelo forte investimento do governo em mensagens de sensibilização para prevenção e informação sobre a COVID-19.
O formato mais utilizado neste período foi o MREC (20,2%). 62% das campanhas foram compradas de forma não programática e apenas 8% resultaram de compras 100% programáticas. Tendências e números já verificados em abril.
O Observatório da Publicidade Digital para Portugal está disponível para consulta no site da APAN. Veja AQUI.