De acordo com os dados do Observatório da Publicidade Digital para Portugal, em novembro estiveram ativas 28.946 campanhas digitais, uma descida de 906 face ao mês anterior.
Este mês o setor da Energia e Indústria lidera o top, com um Share of Voice de 8,8%. Em segundo lugar mantém-se a Distribuição, com 8,3%, seguido do setor do Entretenimento, com 7,6%. Por último, encontram-se os setores dos Portais (3,0%), Instituições e Estado (2,4%) e Eletrónica de Consumo (2,3%).
O MREC mantém a liderança enquanto formato preferido, correspondendo a 12,1% do Share of Voice. Ao contrário dos últimos meses, o Banner foi o segundo formato mais utilizado (9,8%), seguido do Billboard (9,1%).
Em novembro, 49% das campanhas foram parcialmente programáticas, 37% foi não programática e 14% foi totalmente programática.
Este mês, as campanhas presentes em todos os dispositivos voltaram a representar 60% de todas as campanhas. As que foram adaptadas completamente para desktop correspondem a 25% e as adaptadas totalmente para mobile correspondem apenas a 15%.
O Observatório da Publicidade Digital para Portugal é uma iniciativa da APAN, em colaboração com a Adjinn, e permite avaliar tendências de investimento neste meio em Portugal, quer em termos globais, quer em termos setoriais. Está disponível para consulta no site da APAN.
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