De acordo com os dados do Observatório da Publicidade Digital para Portugal, durante setembro estiveram ativas 26.736 campanhas digitais.
Depois de três meses, o setor do Entretenimento voltou a liderar o pódio, com 8,9% do Share of Voice, logo seguido do setor da Distribuição, que subiu dois lugares e que representa agora 8,3%. Em terceiro está o antigo líder da lista, o setor da Energia e Indústria, com 6,9%. Portais e Telecomunicações continuam no fim da tabela, ambos com 3,1%, e este mês temos a novidade da Eletrónica de Consumo que aparece com 3% de Share of Voice.
Em relação aos formatos das campanhas, o MREC continua a ser o mais utilizado, com 11,9%. Em setembro, o segundo e o terceiro lugar pertencem ao Megabanner e ao Billboard, com 8,2% e 7,3%, respetivamente.
As campanhas parcialmente programáticas representaram 50% do total das campanhas. As não programáticas seguem em segundo lugar com 36% e, por último, estão as totalmente programáticas, com 14%.
Mês após mês verifica-se a preferência por campanhas presentes em todos os dispositivos, sendo que em setembro corresponderam a 61% da totalidade das campanhas. Já as que foram adaptadas completamente para desktop correspondem a 23% e as totalmente em mobile somam 16%.
O Observatório da Publicidade Digital para Portugal é uma iniciativa da APAN, em colaboração com a Adjinn, e permite avaliar tendências de investimento neste meio em Portugal, quer em termos globais, quer em termos setoriais. Está disponível para consulta no site da APAN.
Saiba mais aqui.