As redes sociais são um dos canais que mais visibilidade dá às causas sociais e aos problemas para os quais a atenção do público está direcionada. Enquanto players relevantes no mundo online, os influenciadores acabam por ser agentes de responsabilidade social – e perante a situação que se vive na Ucrânia, este papel acentuou-se.
Ao falar de guerra, é importante escolher as palavras corretamente e pensar no que o destinatário da mensagem entende e vê sobre o assunto. É importante entender que a guerra afeta muitas pessoas e também de maneiras diferentes. Para as crianças, a guerra é sempre muito traumática, enquanto para a população mais velha pode trazer à tona memórias e medos baseados em experiências pessoais.
Por outro lado, é importante dar resposta às preocupações com os níveis crescentes de desinformação e racismo relacionados com este conflito ao qual os jovens estão especialmente expostos nas redes sociais. Isso inclui a distribuição de notícias e histórias falsas, ataques cibernéticos, trolling e conteúdo racista.
Face a este contexto, a APAN sugere um conjunto de dicas para as marcas partilharem com os influenciadores com quem trabalham, para que eles levem em atenção quando abordam temas relacionados com a guerra na Ucrânia:
- Pense duas vezes antes de partilhar;
- Faça uma revisão crítica do conteúdo e familiarize-se com ele antes de o partilhar;
- Reconheça o que é um facto e o que é uma opinião;
- Avalie criticamente se as imagens ou vídeos que deseja partilhar estão no contexto certo;
- Não partilhe uma história que contenha informações falsas;
- Se fizer ou partilhar uma alegação, verifique primeiro se ela é verdadeira;
- Recorra a fontes fidedignas e indique sempre a fonte de onde veio a informação;
- Se publicar informações falsas acidentalmente, corrija-as imediatamente;
- Reconheça os seus próprios preconceitos;
- Não publique conteúdo racista, nem incentive o discurso de ódio;
- Se tem um público jovem, não partilhe imagens violentas;
- Ao compartilhar vídeos e fotos, certifique-se de que estes não violam a privacidade das pessoas ou humilham pessoas inocentes;
- Não se deixe provocar por trolls, concentre-se num bom conteúdo e apoie-o através de comentários.