“Dream Crazy” da Nike foi uma das campanhas mais contagiantes de 2018

“Dream Crazy” da Nike foi uma das campanhas mais contagiantes de 2018
22/02/2019 Ana Grácio

“Dream Crazy” da Nike foi uma das campanhas mais contagiantes de 2018O filme criado pela Nike para assinalar os 30 anos do slogan “Just do It” foi considerado pela Contagious como uma das campanhas mais impactantes de 2018. A campanha “Dream Crazy” dá a conhecer histórias inspiradoras de atletas que competem entre vários desafios e aborda questões de género, limitações motoras, obesidade, entre outros.

Com esta campanha, a marca assume o discurso de que as pessoas não devem abrir mão dos seus sonhos, apenas porque julgam que podem ser loucura: «Não pergunte se seus sonhos são loucos. Pergunte se são loucos o suficiente». Para materializar esta ideia, a Nike mostra atletas a cair e a reerguer-se, a serem levados ao extremo, seja a nível físico ou mental.

No filme é relatada a história de Megan Blunk, jogadora de basquetebol e atleta de cadeira de rodas, que conquistou o Ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016; Isaiah Bird, que nasceu sem pernas e, aos 10 anos de idade, tornou-se campeão na sua equipa de wrestling; Charlie Jabaley, um ‘ironman’ que transformou a sua vida ao perder 50 quilos e, no processo, reverteu o crescimento de um tumor cerebral; entre outros atletas mais conhecidos, como o jogador de basquetebol LeBron James, o jogador de futebol americano Odell Beckham Jr., a tenista Serena Williams, e o maratonista Eliud Kipchoge.

O jogador de futebol americano Colin Kaepernick foi o escolhido para fazer a narração do anúncio, o que gerou alguma polémica e até motivou um boicote à marca nos Estados Unidos.

Em 2016, Kaepernick desafiou Donald Trump quando se decidiu sentar durante o hino nacional que antecede os jogos, como protesto às injustiças socias e raciais do país. Esta atitude foi uma inspiração para outros jogadores que seguiram o seu exemplo. Em resposta, Donald Trump afirmou que todos os jogadores que não respeitassem o hino deveriam ser considerados como antipatriotas. Já a Nike descreveu Kaepernick como «um dos mais inspiradores atletas da sua geração».

A campanha que foi considerada por muitos especialistas como uma das melhores peças publicitárias de 2018 gerou muita discórdia entre os americanos, houve lojas de desporto que deixaram de vender artigos da marca, outras fecharam e as ações da Nike na Wall Stress chegaram a cair 3%. No entanto, há quem defenda que a longo prazo a Nike possa sair beneficiada de toda polémica. Tal como Kaepernick desafia no filme «acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo». A Nike, mais uma vez, “Just do it”.

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