Em fevereiro, a APAN disponibilizou aos seus associados dois Webinares: “As novas fronteiras da fraude publicitária” e “A quadratura do círculo da remuneração”. Ambos os Webinares apresentam conteúdos importantes com temas estruturais que fazem parte das atividades e/ou das preocupações atuais dos anunciantes.
O primeiro abordou “As novas fronteiras da fraude publicitária” e contou com a intervenção de Augustine Fou, um dos mais proeminentes investigadores mundiais de fraude publicitária. Além de apresentar as áreas em que a fraude publicitária é mais perniciosa e formas de proteção dos anunciantes, procurou também expor as limitações das soluções de combate à fraude publicitária encontradas até hoje.
Esta é uma temática que a APAN trata recorrentemente e dá bastante importância. A fraude publicitária é um problema que ainda não foi resolvido e a sensibilização para esta questão continua a justificar-se.
O segundo webinar incidiu sobre “A quadratura do círculo da remuneração”-, com Stuart Pocock, sócio fundador do The Observatory International. Os conteúdos abordam as preocupações dos profissionais de marketing e compras, nomeadamente a forma de apresentação de um modelo de remuneração que se adapte às necessidades do negócio e que garanta a motivação da agência. A questão da remuneração tem sido amplamente discutida, há já alguns desenvolvimentos sobre o tema, mas existem pressupostos que estão enraizados e foram analisados nesta conferência.
Uma recente investigação da WFA junto dos seus associados identificou um número significativo de metodologias para remuneração, atualmente em uso, e não tanto uma vontade da indústria em criar uma abordagem de ‘boas práticas’ mais unilateral. Isso enfatiza a complexidade em criar um modelo que seja genuinamente adequado a cada umas das empresas e seus parceiros e, consequentemente, a necessidade de experimentar diferentes opções em busca dessa solução perfeita.
No webinar promovido pela APAN, Stuart Pocock revisitou algumas das principais descobertas do estudo feito em conjunto com a WFA sobre remuneração de agências, partilhando as suas perspetivas e fazendo recomendações sobre como projetar e implementar os melhores modelos para todas as partes interessadas.
Os webinares e respetivas apresentações estão disponíveis em:
As novas fronteiras da fraude publicitária”: Webinar | Apresentação
A quadratura do círculo da remuneração: Webinar | Apresentação