Hotel nas Honduras lança conceito de Hotelbnb

Hotel nas Honduras lança conceito de Hotelbnb
18/09/2019 APAN

Hotel nas Honduras lança conceito de Hotelbnb“Ok, Airbnb! Tens andado a brincar com a indústria hoteleira. Tens mais de 500 milhões de hóspedes que deveriam ser nossos. E pior, mais de metade destes diz que te prefere. Mas agora é a nossa vez! Hotel Honduras Maya apresenta ‘Hotelbnb’!” É assim que começa o vídeo de apresentação da ação de marketing levada a cabo por um conceituado hotel com mais de 50 anos de atividade nas Honduras.

Uma iniciativa pensada pelo diretor do Hotel Honduras Maya em parceria com a Ogilvy Honduras que teve como objetivo voltar a atrair o público jovem, que ano após ano tem vindo a preferir as opções do Airbnb em detrimento da estadia em hotéis.

Desde o seu lançamento em 2008, os anúncios do Airbnb já tiveram mais de 500 milhões de visitantes, dos quais 60% preferem o Airbnb em relação aos hotéis. Nas Honduras o mercado de turismo ascende aos 700 milhões de dólares americanos e a indústria hoteleira tem feito um esforço para sobreviver, reflexo das mudanças culturais impostas pelas novas gerações que vieram alterar a forma como se viaja e procura estadias para férias.

Foi na luta por essa sobrevivência que o Hotel Honduras Maya fez da velha máxima “se não os consegues vencer, junta-te a eles” uma realidade e criou o Hotelbnb. Ou seja, em vez de esperar por outra mudança cultural que trouxesse os clientes de volta aos hotéis, foi ter diretamente com estes, posicionando-se exatamente onde seu público-alvo já estava ativo.

O hotel começou por redecorar alguns dos seus quartos para que ficassem o mais semelhantes possível às residências oferecidas pelo Airbnb. Uma mudança superficial que tornou os quartos instantaneamente mais aconchegantes, menos parecidos com hotéis e que refletissem as tendências da geração millenial. Depois fotografou alguns dos seus funcionários, criou-lhes perfis e tornou-os anfitriões das novas acomodações, tal como acontece na plataforma. E, no final colocou mesmo as novas opções no Airbnb. Antes de criar os anúncios, a agência analisou as propriedades mais populares da região anunciadas pelo serviço digital para identificar descrições, fotos e perfis de hospedagem que atraíram o target que pretendiam atingir.

Como era expetável, quando os hóspedes que reservaram os quartos via Airbnb chegaram ao local ficaram surpresos, confusos e até frustrados ao perceber que iriam ficar no hotel. A primeira reação foi negativa, mas rapidamente se alterou quando o anfitrião lhes disse que além dos serviços que tinham reservado também teriam mais alguns bónus, como piscina, jacuzzi, serviço de quarto e outras opções que não estão incluídas no preço de uma habitação real do Airbnb.

Além disso, a atenção dada à decoração para replicar a aparência dos quartos do Airbnb, com detalhes que agradam aos millennials, surpreendeu positivamente os hóspedes que tinham perceções negativas dos quartos de hotel e levou-os a partilhar a “partida” nas redes sociais gerando buzz no digital.

Nos primeiros três meses da ativação, o Hotel Honduras Maya recebeu mais de 4.200 visitas, o que significou um aumento de 32,5% das reservas no final do primeiro trimestre de 2019. A equipa do hotel recebeu uma média de 4,8 estrelas e 62% dos hóspedes disseram que recomendariam a experiência. Com o sucesso da iniciativa e as reações obtidas criaram um vídeo para apresentar o conceito que acabou por viralizar e elevar ainda mais a reputação da marca.

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