A aplicação TikTok ganhou bastante popularidade desde o primeiro confinamento em consequência da pandemia de Covid-19. Associado a esse crescimento estão os investimentos em influenciadores que utilizam esta aplicação.
Nos últimos dois anos, a aplicação TikTok, que pertence à empresa Bytedance, atingiu o marco de 100 milhões de utilizadores diários na Europa. Os números falam por si: o TikTok é popular e gerou uma nova era de “micro-entretenimento”. Desde receitas de massa com queijo, a tutoriais de maquilhagem, até pequenas compilações de dança, o segredo desta aplicação está no conteúdo resumido que não se leva demasiado a sério. É, na verdade, um simples feed onde se partilham vídeos com amigos e onde existe uma exploração movida por algoritmos.
Recentemente, devido ao facto de a plataforma pretender manter o seu nível de rentabilidade e, ao mesmo tempo, manter os seus utilizadores felizes, a plataforma encontrou um ponto de equilíbrio perfeito: o marketing de influenciadores. Dando a conhecer aos anunciantes o inventário digital de todos os influenciadores da sua região, passará a ser mais fácil para as marcas perceberem qual o melhor influenciador que devem contratar. São também cada vez mais, os sinais que apontam para o facto de os principais anunciantes estarem a aumentar os seus orçamentos com influenciadores do TikTok. Marcas como a P&G e Dunkin já trabalham com grandes influenciadores, como a Charli D’Amelio.
De acordo com dados recolhidos pela plataforma que monitoriza o marketing de influenciadores, Traackr, verificou-se, em 2020, um aumento em 164% das publicações patrocinadas e um aumento de 481% do envolvimento dos influenciadores com as marcas. Além disso, o relatório State of the Influencer Marketing revelou que o uso da hashtag #add, no TikTok, aumentou 130% em 2020.
Tom McGirr, Head of Strategy da The Wild, agência interna da Jungle Creative, afirma que em 2020 o TikTok evoluiu de tal forma que as marcas já consideram esta aplicação como parte essencial do seu ecossistema digital. “A oportunidade de se tornarem virais é, em grande parte, o motivo pelo qual as marcas se juntam ao TikTok. Contudo, agora podemos constatar que esse envolvimento é utilizado de forma muito diferente.” McGirr afirma que a verdadeira essência da aplicação está na conexão entre os seus criadores e as suas comunidades e, tendo em consideração que é uma plataforma mais “descontraída”, possibilita que as marcas sejam criativas e, simultaneamente sintam menos pressão, conseguindo entregar excelente conteúdo aos seus públicos. Sublinha também que à medida que o público se torna cada vez mais interessado em fazer parte da história da marca, o TikTok é a plataforma perfeita para facilitar esse processo.
Veja o artigo completo AQUI.