De acordo com a marca australiana de preservativos Four Seasons Condoms, a Austrália está a passar por uma ‘recessão sexual’, com os jovens adultos a praticarem menos sexo (50%) que a geração dos seus pais. Uma tendência que tem vindo a ser verificada nos últimos anos, por diferentes estudos em vários países. A evolução da vida moderna com um ritmo mais acelerado e stressante, bem como a panóplia de possibilidades de distração trazidas pela tecnologia (video streaming, redes sociais, jogos de consola, etc.) são apontados como as principais razões do aumento do desinteresse pela intimidade.
Para combater esta tendência e incentivar a geração Y a ter mais sexo (seguro), a Four Seasons Condoms associou-se à agência de publicidade CHE Proximity e lançaram a campanha “Generation Intervention”, que incentiva os pais a realizar uma intervenção na vida de seus filhos sexualmente inativos, ao levá-los a falar sobre sexo.
Para tal, a agência criou o Generation Intervention Pack, um pacote de produtos de edição limitada, com uma variedade de preservativos da marca, óleo de massagem e um baralho de 52 cartas ‘Ice Breaker’, que oferecem sugestões sobre “como começar um diálogo com o jovem da sua vida”. Além disso, este pack inclui ainda um folheto criado em colaboração com a sexóloga Jacqueline Hellyer, que aborda problemas que os jovens enfrentam atualmente e apresenta as razões porque podem não estar a fazer sexo. A distribuição do pack era gratuita e limitada a 400 unidades, que esgotaram em pouco mais de um mês.
A campanha foi promovida online através de influenciadores e de um podcast popular na Austrália, o The Daily Talk Show, e os pais foram convidados a partilhar os vídeos das conversas com os filhos nas redes sociais do Four Seasons Condoms. Para os pais que precisavam de ajuda para a “intervenção” com os seus filhos foi criada uma linha de telefone direta para que pudessem ensaiar e receber algumas dicas com um com um sexólogo.
Ao utilizar um tom divertido e direto, em vez de repetir as táticas de outras marcas de preservativos e anúncios clichês, com casais atraentes e cenas eróticas, conseguiu-se captar mais facilmente atrair o público jovem australiano e chamar a atenção para o que realmente está a provocar a chamada “recessão sexual”. O ‘The Talk 2.0’ foi criado para criar uma oportunidade de conversa honesta entre pais e filhos adultos, para discutir os problemas sociais e emocionais que afetam a libido e lembrar às pessoas os benefícios para a saúde mental de uma vida sexual feliz e saudável. Além disso, a marca garantiu que seus produtos foram testados por centenas de pessoas que participaram na campanha e se inscreveram para receber os 400 Generation Intervention Packs gratuitamente, o que acabou por transformar uma campanha de sampling numa divertida iniciativa de pendor educacional.